AXIXÁ DO TOCANTINS (TO): Município imunizou apenas 1% das jovens contra vírus HPV. A vacina previne câncer do colo do útero

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O município de Axixá do Tocantins, de nove mil habitantes, está com um dos piores índices de vacinação do país contra o HPV. Segundo o ministério da Saúde, na segunda etapa a cidade vacinou apenas um por cento das meninas de 11 a 13 anos. O número representa somente quatro adolescentes imunizadas contra o vírus causador do câncer do colo de útero. O diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, explica a importância de todas as etapas de vacinação contra o HPV.
SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde – Cláudio Maierovitch
“A imunização ela é dada por uma vacina oferecida em três doses, e as três doses são importantes. Então ela é iniciada em meninas aos onze anos de idade. Nós estamos iniciando com meninas de onze a treze anos de idade justamente para alcançar aquelas que já completaram onze anos há mais tempo. Então neste momento da introdução da vacina, isso é um calendário um pouco estendido, porque no futuro nós manteremos apenas a primeira dose aos onze anos de idade. Depois de tomar a primeira dose, ela recebe uma segunda dose de reforço. A dose única ela não é eficaz para produzir a proteção contra o HPV, por isso as duas doses, e uma terceira dose cinco anos depois.”
REPÓRTER: De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, devem surgir no Tocantins cerca de 180 novos casos de câncer do colo de útero neste ano. O secretário de vigilância e saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, alerta as famílias para o número de mortes por câncer de colo de útero e ressalta que essa geração que está sendo imunizada pode ficar livre de mortes pela doença.
SONORA: Jarbas Barbosa, secretário de vigilância e saúde do Ministério da Saúde
“As famílias não podem perder essa oportunidade e não devem dar ouvidos a boatos de redes sociais, a boatos que não tem nem comprovação no Brasil e nem em qualquer lugar do mundo. É muito importante que as meninas que tomaram a primeira dose tomem a segunda. A proteção só está completa quando ela toma a segunda dose e cinco anos depois ela toma o reforço e as meninas de nove a 11 anos, em 2015, começar a vacinar para que a gente tenha a mortalidade por câncer de colo de útero reduzida de maneira drástica em nosso país”.
REPÓRTER: Os pais de Axixá do Tocantins devem levar as adolescentes de 11 a 13 anos em uma das três unidades básicas da região. Para se vacinar, basta apresentar a carteira de vacinação ou documento de identidade para tomar a segunda dose. O atendimento é feito de segunda a sexta-feira de oito da manhã às cinco da tarde.
Reportagem, Pedro Paulo Borges

Receba nossos conteúdos em primeira mão.