AXIXÁ DO TOCANTINS (TO): Município conta com vacinas suficientes para imunizar adolescentes de 11 a 13 anos

Meninas entre 11 e 13 anos devem tomar segunda dose da vacina contra HPV, que está disponível em duas unidades de saúde, de Axixá do Tocantins, e na Unidade de Pronto Atendimento, na Avenida Vila Nova, no Centro da cidade

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As jovens de Axixá do Tocantins, devem tomar a vacina contra o vírus HPV. Sem as três doses da imunização, as meninas do município tocantinense vão estar expostas ao vírus que causa verrugas na pele e o câncer do colo de útero. A vacina é gratuita na rede pública de saúde da cidade. Na rede privada, a imunização custa cerca de dois mil Reais. O município tem doses suficientes para vacinar todas as jovens contra o papiloma vírus. Ouça o que diz o médico do Sistema Único de Saúde, Delber Oliveira. Ele alerta sobre o perigo do vírus HPV e ressalta a importância da vacina para o futuro das jovens.
 
SONORA: médico do Sistema Único de Saúde, Delber Oliveira.
 
“A gente sabe que, o HPV é um dos principais precursores do câncer de colo de útero e também de outras doenças, outras enfermidades. E, a gente tendo uma população de meninas vacinadas, a gente está prevendo um futuro mais bonito, um futuro melhor para nossas crianças. Então é importantíssimo. A gente aconselha o tempo todo que seja feito”.
 
REPÓRTER: Para se imunizar, as jovens precisam tomar as três doses da vacina contra o vírus HPV. A segunda, seis meses após a primeira e, a terceira cinco anos depois da segunda dose da imunização. Para se proteger, as jovens devem comparecer em uma unidade de saúde levando carteira de vacinação ou documento de identidade. Quem garante a segurança da vacina para as adolescentes é o secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
 
SONORA: secretário de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos, do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“Essa vacina é uma vacina segura. Hoje em dia, é utilizada em mais de 100 países do mundo. Pequenas reações que existem são esperadas. São leves a grande maioria, dor no local. Reações alérgicas que podem ocorrer com qualquer tipo de remédio, qualquer tipo de injeção mesmo com qualquer tipo de alimento”.
 
REPÓRTER: A vacina contra o papiloma vírus pode ser encontrada em Axixá do Tocantins, em uma das três unidades de saúde do município. A principal unidade é o Pronto Atendimento de Axixá do Tocantins, que fica na Avenida Vila Nova, no centro. O atendimento é de segunda a sexta-feira, de sete da manhã às cinco da tarde.

Reportagem, Pedro Paulo Borges

Receba nossos conteúdos em primeira mão.