AXIXÁ DO TOCANTINS (TO): Apenas 5 meninas foram imunizadas contra HPV, no município

Segunda dose da vacina contra HPV está disponível em três postos de saúde, de Axixá, para proteger meninas entre 11 e 13 anos, do câncer do colo do útero

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O município de Axixá do Tocantins, tem um dos menores índices de vacinação na segunda etapa contra o vírus HPV. Segundo o ministério da Saúde, um por cento das jovens de 11 a 13 anos da cidade tomaram a dose. O número representa somente cinco meninas protegidas do vírus causador do câncer do colo de útero. Segundo o Instituto Nacional do Câncer, devem surgir no estado do Tocantins, cerca de 180 novos casos da doença, em 2015.O epidemiologista, do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, ressalta que, para imunização ser completa as jovens precisam tomar as três doses da vacina.
SONORA: O epidemiologista do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 

“Hojequalquer menina de nosso País pode estar protegida contra o câncer do colo do útero. Por isso é muito importanteque as meninas que tomaram a primeira dose tomem à segunda. A proteção só está completa quando ela toma a segunda dose e cinco anos depois ela toma o reforço para que a gente tenha a mortalidade por câncer de colo do útero reduzida de maneira drástica em nosso País”.

 
REPÓRTER: Para tomar a segunda dose da vacina, as adolescentes não precisam da autorização dos pais. As meninas que tomaram a primeira dose na rede privada podem tomar as outras duas na rede pública de saúde, gratuitamente. O médico do Sistema Único de Saúde, Delber Oliveira, alerta sobre o perigo do vírus HPV e ressalta a importância da vacina para o futuro das jovens.
 
SONORA: médico do Sistema Único de Saúde, Delber Oliveira
 
“A gente sabe que o HPV é um dos principais precursores do câncer de colo de útero e também de outras doenças, outras enfermidades. E a gente tendo uma população de meninas vacinadas, a gente está prevendo um futuro mais bonito, um futuro melhor para nossas crianças. Então é importantíssimo. A gente aconselha o tempo todo que seja feito”.
 
REPÓRTER: A segunda dose da vacina contra o vírus HPV pode ser encontrada em uma das três unidades básicas de Axixá do Tocantins. Segundo o ministério da Saúde, a vacina é segura, gratuita e previne o câncer do colo de útero. Para receber a imunização, as jovens devem apresentar carteira de vacinação ou documento de identidade. O atendimento as adolescentes de 11 a 13 anos acontece de segunda a sexta-feira, de oito da manhã às cinco da tarde.
 
Reportagem, Pedro Paulo Borges

Receba nossos conteúdos em primeira mão.