Data de publicação: 17 de Dezembro de 2014, 22:00h
Tempo de áudio: 02'49''
REPÓRTER: A maioria dos usuários de planos de saúde que procurou atendimento no Sistema Único de Saúde entre 2008 e 2012 é mulher. Elas representam 58% dos pacientes que pagam plano, mas por algum motivo procuram atendimento no SUS. A informação foi revelada no mapeamento inédito sobre ressarcimento das operadoras ao SUS, divulgado nesta semana pelo Ministério da Saúde e pela ANS, Agência Nacional de Saúde Suplementar. A diretora de Desenvolvimento Setorial da ANS, Marta Oliveira, explica que diversos motivos levam uma mulher que tem plano de saúde a procurar atendimento em um posto do SUS.
SONORA: diretora de Desenvolvimento Setorial da ANS Marta Oliveira
"O principal motivo que a gente viu, que é urgência e emergência, então, por exemplo, a pessoa se acidenta ou tem uma emergência e ela chama o SAMU e esse SAMU sempre vai levar ela para um hospital público. Outro motivo seria a própria preferência. Ela prefere uma determinada rede hospitalar e ela busca essa rede hospitalar pública. O outro seria ela estar num outro lugar, que não o estado dela, e ela acaba buscando nesse outro estado um atendimento. Ou por desconhecimento da rede dela privada naquele lugar ou porque o primeiro lugar que ela achou num momento de emergência foi uma rede pública".
REPÓRTER: Atualmente, o ressarcimento feito pelas operadoras ao SUS é restrito às internações. Apesar de o mapeamento revelar dados sobre as internações de pessoas que tem plano de saúde e procuram um posto público para atendimento, muitas mulheres preferem o SUS também para consultas simples, como as de clínica médica, por exemplo. Esse é o caso da professora Marília Araújo. Ela paga plano de saúde todo mês, mas vai ao posto do SUS quando precisa tratar um problema simples de saúde.
SONORA: professora Marília Araújo
"Não tenho doença específica, mas vou ao centro de saúde porque a médica é maravilhosa. E não sou só eu, não. Eles têm um programa lá para idoso, são mais de 50 idosos toda segunda, quarta e sexta. E todos eles, se precisar de qualquer especialidade, a própria enfermeira já marca no sistema para consulta. Quase todo mundo tem plano de saúde e atende lá pelo SUS nutricionista, clínico geral e dermatologista também".
REPÓRTER: De acordo com o mapeamento sobre ressarcimento das operadoras ao SUS, a maioria das pessoas que tem plano de saúde e foram atendidas pelo SUS fizeram cirurgias. Em segundo lugar vêm as internações determinadas por clínicos médicos, seguidas pelas internações indicadas por obstetras e pediatras. Na análise por procedimentos médicos, em primeiro lugar vêm os partos, seguidos por internações de emergências.
Reportagem, Fábio Ruas
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev