ASSISTÊNCIA: Ministério da Saúde propõe avanços na Política Nacional de Atenção Básica

Salvar imagem

REPÓRTER: Nessa quinta-feira (10), o Ministério da Saúde apresentou uma série de propostas de melhorias para a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB). Essa revisão quer reforçar a estratégia Saúde da Família como modelo prioritário no país, mas respeita as diferentes realidades de cada região. A nova proposta vai fortalecer ainda mais as Unidades Básicas de Saúde, capazes de resolver até 80% dos problemas de saúde da população, diminuindo a busca por atendimentos na rede de urgência e emergência. De acordo com o diretor da Atenção Básica do Ministério da Saúde, Allan de Sousa, as três esferas de governo e a sociedade civil estão trabalhando nessas sugestões.

 

 

SONORA: diretor da Atenção Básica do Ministério da Saúde, Allan de Sousa.

 

 

“A Comissão Intergestores Tripartites, integrada pelo Ministério da Saúde, o Conselho Nacional de Secretários Estaduais e Municipais de Saúde, ao longo de dois anos vem debatendo um conjunto de propostas para poder aperfeiçoar a Política Nacional de Atenção Básica. Esse conjunto de propostas foi disponibilizado no final do mês de julho e hoje está em discussão com o conjunto da sociedade. E a partir dos resultados da consulta pública, a Comissão Intergestores Tripartites vai se debruçar sobre as contribuições e fazer os ajustes que julgar importantes e necessários, a partir, também, das necessidades que são colocadas para o aperfeiçoamento da Atenção Básica”.

 

 

REPÓRTER: Entre as novidades, está a flexibilização da composição das equipes da Saúde da Família, a ampliação da atuação dos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias e a oferta de um conjunto de serviços nas Unidades Básicas de Saúde. Durante a consulta pública, o Ministério da Saúde recebeu sugestões de gestores, usuários e profissionais de saúde. Foram mais de seis mil contribuições para a melhoria da Política. Para mais informações acesse o portal www.saude.gov.br.

 

Reportagem, Janary Damacena.

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.