ASSISTÊNCIA: Governo cria linha de crédito de R$ 10 bilhões para as filantrópicas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A partir do ano que vem, as entidades filantrópicas terão um novo recurso financeiro para reestruturar as unidades de saúde. De acordo com uma lei sancionada nessa terça-feira (5), será criado o Programa de Financiamento Específico para Santas Casas e Hospitais Sem Fins Lucrativos que atendem o Sistema Único de Saúde, chamado Pró-Santas Casas. A iniciativa tem o objetivo de fortalecer o setor e prevê, no Orçamento Geral da União, recursos na ordem de 10 bilhões de reais a serem operados pelos bancos oficiais federais. Além disso, as linhas de crédito estarão disponíveis para reestruturação de patrimônio das entidades em crise financeira ou incremento do capital de giro, como explica o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

 

SONORA: Ricardo Barros, Ministro da Saúde.

“As Santas Casas que têm endividamento, que não são todas, poderão tomar esse recurso e liquidar os seus outros débitos em bancos, em postos, em fornecedores e ficarem, portanto, com uma capacidade de pagamento adequada para que elas possam manter o seus serviços como vinham prestando para a sociedade”.

 

REPÓRTER: Para aderir ao Pró-Santas Casas, as instituições deverão apresentar um plano de gestão para ser implantado em até dois anos, contados da assinatura do contrato. O limite do crédito será equivalente aos 12 últimos meses de faturamento relativos aos serviços prestados pela entidade por meio do SUS ou ao valor do saldo devedor de outras operações financeiras existentes, o que for menor. Para mais informações acesse www.saude.gov.br.

 

Reportagem, Janary Damacena.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.