ARAPIRACA (AL): Infestação de mosquito preocupa autoridades

Salvar imagem

LOC: O ano de 2017 em Arapiraca apresentou melhoras em relação à quantidade de casos ligados ao mosquito que transmite Dengue, Zika e Chikungunya. Para se ter uma ideia, apenas na primeira semana de levantamentos de casos de Dengue em 2016 foram registrados mais de 280 casos, em 2017 o número caiu para apenas um. No total, nos três primeiros meses do ano de 2017 o número de casos suspeitos chega 215 para Dengue e nenhum para Zika e Chikungunya. De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde de Arapiraca, Aglaí Tojal, apesar da diminuição no número de casos, a infestação do mosquito no município continua e preocupa.

TEC/SONORA: Aglaí Tojal, superintendente de Vigilância em Saúde.


“A probabilidade de epidemia é alta e um dos fatore que está nos preocupando é pelo seguinte. Aqui em Arapiraca nós já temos um histórico de Dengue. Então tem pessoas que já tiveram o vírus, estão imunizadas com o tipo A, B. Mas nossa preocupação é com a Chikungunya. Porque a população está suscetível a ter Chikungunya.”

LOC: A preocupação de Aglaí, e de toda a Secretaria Municipal de Saúde, uma epidemia da Chikungunya está ligada ao período em que os sintomas não se manifestam no paciente. Há relatos de pessoas que sentem dores nas juntas por meses. O infectologista da Fundação Oswaldo Cruz, José Cerbino, detalha o que é a doença.

TEC/SONORA: José Cerbino, infectologista.


“A principal característica da Chikungunya é a dor articular, a dor nas juntas. A palavra Chikungunya é uma palavra africana que quer dizer ‘andar recurvado’. E esse anda recurvado é por causa da dor que a pessoa que tem a doença sente. Então é uma doença que também dá febre, que também pode dar manchas pelo corpo, e tem como principal característica a dor e o inchaço nas juntas. Nas mãos, nos pés, nos joelhos. Essa é a principal característica dela.”

LOC: A melhor maneira de se prevenir das três doenças é evitando o nascimento do mosquito, não deixando locais com água parada. Para mais informações sobre prevenção e sintomas das doenças acesse: saude.gov.br/combateaedes.
 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.