ARAGUAÍNA (TO): Hemocentro de Araguaína se preocupa com queda de doações

O Hemocentro Regional de Araguaína atende 52 municípios do Tocantins e o último balanço feito na unidade foi detectada uma queda significativa de doadores iniciantes e de repetições.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O Hemocentro Regional de Araguaína atende 52 municípios do Tocantins e o último balanço feito na unidade foi detectada uma queda significativa de doadores iniciantes e de repetições. Para o gerente técnico da instituição, Juliano Ferreira, este quadro é preocupante, pois dificulta atingir as metas ideais para atender as demandas da rede. Segundo ele, o estoque de sangue deveria receber 900 doações por mês para abastecer todas as agências que o hemocentro de Araguaína é responsável, além dos hospitais do município, mas só tem recebido 600 doações mensais.

TEC./SONORA: Juliano da Silva Ferreira, gerente técnico do Hemocentro Regional de Araguaína (TO).

“Ao longo desses últimos cinco anos, está tendo uma diminuição significativa. Isso para a gente gera um transtorno, porque as demandas estão aumentando e as doações vêm diminuindo. Então vai gerando uma curva inversa. Se o hemocentro não tiver um estoque suficiente para atender essa demanda, a pessoa que está lá na ponta, dentro do hospital, pode ficar sem receber. Muitas vezes, a diferença entre a vida e a morte de um paciente é a doação de sangue.”

LOC.: A secretária Aline Conceição, de 34 anos, entende bem a importância da doação contínua. Desde 2010, ela honra o seu compromisso solidário, doando sangue duas vezes ao ano. Aline mora no Setor Morada do Sol, em Araguaína, e sempre quis doar sangue, embora não tivesse o peso mínimo permitido. Assim que atingiu os 50 quilos, ela fez questão comparecer ao hemocentro. Além de praticar ato tão nobre, o sangue de Aline é do tipo mais raro, O negativo.

TEC./SONORA: Aline Conceição Alves Silva Dantas, secretária.

“Sempre que eu posso, que a minha saúde está regular, eu estou doando, porque o meu sangue é O negativo e ajuda várias pessoas. Só que infelizmente, às vezes, as pessoas só vão quando sentem na pele com alguém da família. Até mesmo aqui em Araguaína eu já trabalhei muito tempo no comércio, os comerciantes não acham bom liberar a pessoa para fazer uma doação de sangue.”

LOC: Se você tem entre 16 e 69 anos e pesar mais de 50 quilos, vá ao Hemocentro Regional de Araguaína, localizado na Rua Treze de Maio, Setor Central de Araguaína. As coletas são realizadas de segunda a sexta, das sete às seis da tarde, e aos sábados, das sete às onze e meia da manhã. O telefone de contato é 3411-2917. Repetindo: 3411-2917. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa! Para mais informações sobre doação de sangue, acesse saude.gov.br/doesangue.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.