ARACRUZ (ES): Agentes encontram dificuldades para visitar imóveis na cidade

Moradores ainda se recusam a receber agentes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A população de Aracruz deve colaborar no combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável por transmitir dengue, Zika e Chikungunya. De acordo com a secretaria de Saúde Municipal de Aracruz, 40 por cento dos imóveis da cidade se encontram fechados. Além disso, os moradores do município ainda estão recusando a visita dos agentes. O Secretário de Saúde de Aracruz, Antônio Pereira, lembra que a população deve sim se resguardar, mas que fique atenta aos agentes porque todos estão devidamente identificados.
 
SONORA: Secretário de Saúde de Aracruz - Antônio Pereira 
 
“Nossos profissionais são identificados com uniforme e também um crachá que pode facilmente ser visualizado como funcionário da Secretaria de Saúde.”
 
REPÓRTER: Dos 50 mil imóveis de Aracruz, alvos da ação de combate ao Aedes, pouco mais de nove mil e 500 foram vistoriados. A técnica em enfermagem Eliane Bregunce, 34 anos, mora no em Vila Rica. Localidade com maior número de infestação pelo Aedes, no município. Ela afirma que, o bairro tem muitos criadouros do mosquito e alerta os vizinhos para a necessidade de estocar o lixo em locais apropriados e protegidos da chuva.  
 
SONORA: Eliane Bregunce - Técnica em enfermagem
 
“O maior problema aqui do bairro é a falta de conscientização. Você vê muitos quintais sujos, muito lixo espalhado, e isso faz os focos se proliferarem.”
 
REPÓRTER: A recomendação do Ministério da Saúde é que, cada família reserve 15 minutos por semana para combater o Aedes aegypti. A dica é acabar com possíveis focos do mosquito com limpeza dentro de casa, nos quintais e varandas. A principal forma de se proteger é impedindo o nascimento do vetor, como ressalta o diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.  
  
SONORA: Cláudio Maierovitch, diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde
 
“O mosquito precisa de água para colocar seus ovos e para que surjam novos mosquitos. Então é importante eliminar qualquer recipiente que contenha água parada.”
 
REPÓRTER: Caso algum morador de Aracruz queira denunciar locais que possam ser criadouros do Aedes, mas sem condições de serem limpos pela população basta ligar no número: 3270 7444. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Raphael Costa

Receba nossos conteúdos em primeira mão.