APARECIDA DE GOIÂNIA (GO): Mulheres de Aparecida de Goiânia já podem fazer teste rápido de gravidez e se prevenir do Aedes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

                                          

REPÓRTER: A batalha contra o Aedes aegypti continua forte em Aparecida de Goiânia.  O mosquito transmissor da dengue e chikungunya, também é o responsável por passar o Zika, vírus que preocupa as futuras mamães, já que pode causar o nascimento de bebês com microcefalia. E justamente para que as mulheres façam o acompanhamento pré-natal desde cedo, o Ministério da Saúde liberou quatro milhões e 800 mil reais para que testes rápidos de gravidez sejam realizados no sistema público de saúde, em todo o país. Desse total, o estado de Goiás recebeu mais de 352 mil reais. Agora, mulheres de Aparecida de Goiânia, de todas as idades, e que estão há sete dias ou mais com a menstruação atrasada, já podem fazer o teste, em qualquer uma das Unidades Básicas de Saúde da cidade. O secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, Alberto Beltrame, explica as vantagens de descobrir a gravidez no início da gestação. 

 

SONORA: Secretário de Atenção à Saúde, Alberto Beltrame

 

Isso favorece o desenvolvimento da gestação, o cuidado da gestante durante esse período. E, agora, em tempos de Zika, cria uma condição a mais de proteção para a mulher. Sabendo que está grávida ela vai tomar as medidas e precauções o mais rápido possível, usando roupas cumpridas, calça cumprida, sapato fechado. Enfim, se proteger do mosquito”.

 

 

REPÓRTER: Mas o combate ao Aedes aegypti, em Aparecida de Goiânia, não é só das futuras mamães. Todos os dias, mais de 150 agentes de endemias visitam os lares da população para exterminar criadouros e orientar os moradores sobre formas de eliminar o vetor. Apesar disso, já são 13 registros de bebês que podem ter nascido com microcefalia, na cidade. O Ministro da Saúde, Marcelo Castro, faz um apelo para que todas as pessoas pensem nas mães das crianças com a doença e ajudem a combater o mosquito.

 

SONORA: Ministro da Saúde, Marcelo Castro

 

“Imagine o que é uma mãe de família olhar para sua criança e vê-la com microcefalia e saber que essa criança nunca vai ter autonomia para se conduzir, que nunca vai ser independente e que vai precisar, para o resto de sua vida, de cuidados especiais. A única maneira que nós temos de evitar é eliminando o mosquito, porque você já elimina três doenças de uma vez só: a dengue, chikungunya e Zika.”

 

 

REPÓRTER: O jeito mais eficaz se prevenir de todas as doenças que o Aedes transmite é não deixar ele nascer. Por isso, a recomendação é que cada família gaste 15 minutos, por semana, para acabar com os criadouros que existem dentro de casa. Saiba mais na internet, no endereço: combateaedes.saude.gov.br.

 

Reportagem, Bruna Goularte

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.