ANGRA DOS REIS (RJ): Para evitar surto de Chikungunya em 2017, prefeitura quer intensificar vistorias em residências

Salvar imagem

LOC.: Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que, em 2016, Angra dos Reis teve 28 casos notificados de Chikungunya. Pode parecer pouco, mas a expectativa das autoridades locais e federais, para esse ano, não é boa. O número de casos dessa doença pode aumentar na cidade. De acordo com o coordenador de Vigilância Ambiental do município, Romário Aquino, a Chikungunya é uma doença nova na região, permitindo uma maior proliferação nos moradores.

TEC./SONORA: Romário Aquino, coordenador de vigilância ambiental


“Esse receio é porque é uma doença nova, toda população é possível de ter contato com a doença, então é previsto um aumento, sim, significativo dos casos de Chikungunya. É uma doença que pode levar à cronificação, a letalidade no Brasil é maior do que em outros países onde existe circulação da doença, e isso requer maior atenção. Então, estamos intensificando as ações.”


LOC: Para o coordenador, um dos maiores obstáculos para a luta contra o mosquito que transmite não só a Chikungunya, mas Dengue e Zika também, são as casas de veraneio, que podem passar muito tempo fechadas, impedindo o acesso dos agentes de endemias e uma possível detecção de focos do mosquito. Aquino afirma que já está sendo traçada uma estratégia para adentrar legalmente nas residências, mas pede também a colaboração dos proprietários para que o acesso seja facilitado.

TEC./SONORA: Romário Aquino, coordenador de vigilância ambiental

“O número de casas fechadas ainda é um problema no município, então estamos articulando alguns artifícios legais para adentrar nesses imóveis, e hoje a gente conta com a colaboração das pessoas que tem casa na cidade, ou entregando a chave ao vizinho, ou quando está na cidade, entrar em contato conosco através do disque Dengue e agendar uma visita para que o agente vá e oriente também, porque quando esse turista deixar a cidade, ele possa deixar o seu espaço, a sua casa de veraneio em condições, onde o mosquito não encontrará água para depositar os seus ovos.”

LOC.: Você que tem casa de veraneio em Angra dos Reis, facilite a luta contra o mosquito. Entre em contato com a Secretaria de Saúde e peça uma vistoria na sua residência, evitando que o mosquito se prolifere. Lembre-se que os sintomas da Dengue, da Chikungunya e do Zika podem ser muito parecidos. Por isso, se você sentir dor no corpo, nas articulações, juntas dos pés e mãos, além de febre alta e coceira, não deixe de procurar um médico. Só assim você vai receber o cuidado necessário para tratar a doença. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.