AMAZONAS: Aproximadamente 20 mil casos notificados de doenças relacionadas ao mosquito

 Dos cinco mil e seiscentos casos, noventa e nove por cento são em Manaus.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Já está chovendo em praticamente todo o País e, são nessas condições que os focos do mosquito que transmite Dengue, Zika e Chikungunya se instalam. Em Manaus, a Chikungunya  preocupa muito. Dos oitocentos e noventa e seis casos notificados, noventa e três por cento são na capital. Os números do Zika também assustam. Dos cinco mil e seiscentos casos, noventa e nove por cento são em Manaus. Já no interior, a Dengue tem sido o maior problema das autoridades de saúde. O estado do Amazonas possui aproximadamente 20 mil pessoas com casos notificados de Dengue, Zika e Chikungunya. O diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde, Bernardino Albuquerque diz que o Amazonas inteiro está em estado de alerta.
 
TEC/SONORA: Bernardino Albuquerque, Diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde
 
“Estamos preparando não só a capital, como o interior do estado, agora para esse início de período de chuvas, que geralmente começa agora no mês de novembro. Então, os municípios já estão em estado de alerta, nós estamos com equipes hoje também disseminadas nos principais municípios no sentido de começar a intensificar todas as ações pertinentes como a questão da educação em saúde, como a questão do controle vetorial na sua fase alada e também da sua fase aquática com a eliminação de focos e a utilização de larvicidas.”
 
LOC:  É preciso que, independentemente do período de infestação, os cuidados em casa sejam tomados. O mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya só precisa de uma oportunidade para colocar os ovos e espalhar todas as doenças e vírus que pode transmitir. Umas das maiores dificuldades do Amazonas em combater o mosquito são os municípios grandes e de difícil acesso para os agentes de saúde. Isso dificulta a continuidade das ações de prevenção, o que por sua vez permite o aumento do mosquito transmissor. Apesar das dificuldades, Bernardino diz que está satisfeito com a participação da população nessa luta. 
 
TEC/ SONORA: Bernardino Albuquerque, Diretor-presidente da Fundação de Vigilância em Saúde
 
“A população aqui no estado tem dado uma resposta muito positiva. Nós estamos utilizando algumas estratégias que são exatamente as estratégias da criação de brigadas, isso nas escolas, nas instituições, nas repartições públicas e privadas, nas Associações de Bairros, e isso tem nos trazido realmente um resultado muito positivo com uma diminuição significativa da população de vetor e também com uma diminuição na ocorrência na grande maioria dos municípios.”
 

LOC: Procure em sua cidade ou bairro, alguma dessas ações conjuntas. É de extrema importância que a população esteja envolvida no combate ao mosquito. Não vamos perder essa batalha para o mosquito. Tenha em mente que Dengue, Zika e Chikungunya são perigosos e deixam a pessoa muito tempo sem trabalhar ou mesmo sem levantar da cama. Juntos, podemos mostrar que, por meio da conscientização em cuidar do nosso espaço, a festa do mosquito pode acabar. Só depende de nós. Saiba mais sobre como combater o transmissor no endereço saude.gov.br/combateaedes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.