AMAPÁ: Estado recebe R$ 1,17 milhão de recurso extra para o combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Os dezesseis municípios do Amapá receberam um dinheiro extra para intensificar o combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. No total, o Ministério da Saúde vai repassar um milhão cento e setenta mil reais para as cidades. Este dinheiro vai ser parcelado em duas vezes. A primeira parcela, de quase 704 mil reais, já foi depositada. E o recebimento da segunda parte, de cerca de 469 mil reais, só entrará na conta dos municípios, se forem cumpridos alguns critérios, como por exemplo, realizar o Levantamento Rápido de Índice de Infestação do mosquito.

O Chefe da Divisão de Vigilância Ambiental, Emanuel Bentes, disse que esta vai ser uma oportunidade de melhorar o combate ao mosquito.

TEC./SONORA: Chefe da Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde do Amapá, Emanuel Bentes

“É uma ajuda bem vinda. Ela é um recurso extra fora do piso fixo e variável da Vigilância em Saúde que dá para que nós possamos desenvolver e melhorar a qualidade das nossas intervenções, prioridade em investimento em materiais, equipamentos de trabalho de campo dos agentes, equipamento de proteção individual para que nós possamos implementar as ações.”

REPÓRTER: Em 2016, o Amapá registrou mais de mil e seiscentos casos confirmados de Dengue. Macapá foi a cidade que teve mais ocorrências, seguidas de Oiapoque e de Ferreira Gomes. Macapá também liderou os casos de Chikungunya, com 109 casos, e de Zika, com quase 330 casos. De acordo com o Chefe da Divisão de Vigilância Ambiental, Emanuel Bentes, isto já era esperado.

TEC./SONORA: Chefe da Divisão de Vigilância Ambiental da Secretaria de Estado da Saúde do Amapá, Emanuel Bentes

“Macapá concentra algo em torno de 60% da população do Estado. Então é um município que tem o maior número de imóveis e aonde nós temos uma concentração enorme de descartáveis, entulhos e todas as vezes em que nós realizamos o LIRAa, que é o Levantamento do Índice de Infestação Rápido ao vetor, nós temos uma concentração do índice de infestação maior no município de Macapá”

REPÓRTER: 2017 deve ser um ano em que os casos de Chikungunya podem superar os de Dengue e Zika. A expectativa é do próprio Ministério da Saúde. A doença preocupa porque causa dores fortes e que incapacitam quem é infectado. Se a doença se prolongar por mais de 15 dias, há chances de ela se tornar crônica, e aí, as dores podem permanecer por mais de dois anos!

Com a chegada do Verão e do período chuvoso, todo cuidado é pouco para não deixar água parada. Então, ajude você também. Cuidados simples e de rotina podem salvar vidas, afinal, sem o mosquito, não há ameaça. Para saber mais sobre as doenças e formas de combate a Dengue, Zika e Chikungunya, acesse o site saude.gov.br/combateaedes.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.