ALIMENTAÇÃO: Saiba quais são os benefícios para a saúde do jambu e da bertalha, alimentos típicos da região Norte

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Pato no tucupi, tacacá e tambaqui. Quem é do Norte do Brasil com certeza já deve ter provado um desses pratos característicos da região. Eles são acompanhados por importantes hortaliças locais: a bertalha e o jambu. De acordo com o livro Alimentos Regionais Brasileiros, lançado neste ano pelo Ministério da Saúde, essas duas hortaliças, típicas da região Norte, têm grandes benefícios nutricionais. A bertalha, por exemplo, é rica em cálcio e ácido fólico e o jambu, em fósforo, vitamina A e vitamina C. A nutricionista da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Gisele Bortolini, revela a importância dos nutrientes desses dois alimentos para a saúde. 
 
SONORA: nutricionista da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde - Gisele Bortolini
 
“Elas são ricas em ácido fólico e também têm baixa densidade energética. Então elas são ótimas para compor uma dieta que não tenha muitas calorias. O ácido fólico é um nutriente importante, principalmente, para as gestantes. Ele é um importante nutriente para o desenvolvimento das crianças, do desenvolvimento do cérebro das crianças. Então, ele é fundamental nas primeiras semanas da gestação. É importante fonte de vitamina A, que previne diversas doenças, fortalece o sistema imunológico e previne a mortalidade infantil.”
 
REPÓRTER: O consumo de frutas e hortaliças é importante para combater diversos tipos de doenças, principalmente a obesidade, como explica a nutricionista da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, Gisele Bortolini.
 
SONORA: nutricionista da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde - Gisele Bortolini
 
“O consumo alimentar hoje observado na população brasileira se reflete nos altos índices de obesidade no país. O excesso de peso está associado ao consumo alimentar inadequado que hoje se reflete por uma diminuição na participação de alimentos básicos, de alimentos in natura e não de processados e o aumento do consumo de alimentos prontos para o consumo, que são desbalanceados em termos nutricionais.”
 
REPÓRTER: O livro Alimentos Regionais Brasileiros, do Ministério da Saúde, traz alimentos típicos de cada região e dicas de como cozinhar com mais saúde. Um dos objetivos da publicação é incentivar o aumento do consumo de frutas, legumes e verduras. Além disso, o livro traz informações de como comer e preparar a refeição, uma lista de possíveis substituições para as preparações desenvolvidas, destacando a diversidade cultural brasileira. A versão digital pode ser encontrada na página do Ministério da Saúde. O endereço é www.saude.gov.br
 

Reportagem, Victor Maciel

Receba nossos conteúdos em primeira mão.