ALIMENTAÇÃO: Saiba como usar o açúcar na alimentação

Muitas pessoas ainda acreditam que o açúcar não deve ser introduzido na alimentação. Mas de acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde, o açúcar, se usado com moderação, pode trazer benefícios à saúde

SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Muitas pessoas ainda acreditam que o açúcar não deve ser introduzido na alimentação. Mas de acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, elaborado pelo Ministério da Saúde, o açúcar, se usado com moderação, pode trazer benefícios à saúde, já que é um carboidrato considerado fonte de energia. Mas de acordo com a nutricionista do Hospital Cardoso Fontes, no Rio de Janeiro, Maria Valéria Fontoura, existem tipos de açúcar que podem prejudicar o bom funcionamento do organismo. Por isso,  segundo a nutricionista, é preciso saber escolher qual é a melhor opção para ser consumida em casa.

SONORA: nutricionista do Hospital Cardoso Fontes (RJ) – Maria Valéria Fontoura

"Nós precisamos de carboidratos. E o açúcar é considerado um carboidrato, só que um carboidrato simples. O refinado não tem vitaminas, nem minerais. Então, ele conta como uma caloria praticamente vazia. Então, nós temos que ter cuidado ao utilizá-lo. Se nós formos utilizar frutas, sucos naturais, ou sucos que muitas vezes não precisam ser adoçados, então, a gente vai tentar colocar fruta, até como uma forma de ficar mais doce e não usar o açúcar refinado. Se for usar, usar o mascavo orgânico porque ele não é totalmente refinado e ainda tem algumas vitaminas e alguns minerais."

REPÓRTER: Para quem tem diabetes, a nutricionista do Hospital Cardoso Fontes, no Rio de Janeiro, Maria Valéria Fontoura, recomenda a substituição do açúcar na alimentação.

SONORA: nutricionista do Hospital Cardoso Fontes (RJ) – Maria Valéria Fontoura

"Muitas vezes as pessoas são encaminhadas para o nutricionista já com o exame de glicemia alterado, ou então, já com o diabetes instalado, a própria doença diabetes já está instalada, então, muitas vezes nós vamos substituir. Vamos ensinar o paciente a substituir esse açúcar por um suco natural, sem açúcar, por uma mistura de frutas que vai adoçar. E, se for o caso, prescrever algum tipo de adoçante. Se a gente puder evitar, a gente vai estar tentando prevenir doenças e prevenir a obesidade, que hoje em dia, está aumentando muito no nosso país."

REPÓRTER: A promoção da alimentação saudável faz parte da Política Nacional de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde. Para saber mais acesse o Guia Alimentar para a População Brasileira, disponível no site do Ministério da Saúde. O endereço é www.saude.gov.br.

Reportagem, Diane Lourenço 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.