ALIMENTAÇÃO: Pessoas que consomem muitos doces e refrigerantes podem ter doenças crônicas

Mais de 23% da população brasileira bebem refrigerantes ou sucos artificiais, os populares sucos de caixinha, cinco ou mais vezes por semana. Além disso, quase 22% comem bolo, chocolate, bala e biscoito em excesso. O dado é da Pesquisa Nacional da Saúde. A situação preocupa porque esse tipo de alimentação pode levar a pessoa a desenvolver doenças crônicas, como obesidade, hipertensão e diabetes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio: 03'09''

REPÓRTER: Mais de 23% da população brasileira bebem refrigerantes ou sucos artificiais, os populares sucos de caixinha, cinco ou mais vezes por semana. Além disso, quase 22% comem bolo, chocolate, bala e biscoito em excesso. O dado é da Pesquisa Nacional da Saúde, divulgada esta semana pelo Ministério da Saúde e pelo IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. De acordo com a diretora de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde, Deborah Malta, a situação preocupa porque esse tipo de alimentação pode levar a pessoa a desenvolver doenças crônicas, como obesidade, hipertensão e diabetes. Ela explica que o refrigerante deve ser eliminado da dieta e que a pessoa pode comer doces, mas em pequenas quantidades.

SONORA: diretora de Doenças e Agravos Não Transmissíveis e Promoção da Saúde do Ministério da Saúde – Deborah Malta

"O teor de açúcar do refrigerante, ele é elevadíssimo e eu diria que os refrigerantes, eles não trazem nenhum benefício para a saúde. Eles devem, de fato, ser substituídos por água, de preferência, ou então suco natural. E o consumo de alimentos doces, comer sempre de forma moderada e na hora da sobremesa, nem todos os dias. Reduzir, especialmente as pessoas que comem doces em excesso e às vezes até substituem refeições por doces. Isso não é uma prática saudável".

REPÓRTER: Um exemplo de alimentação saudável é a da servidora pública Marimi Melo. Ela faz parte do grupo de brasileiros com mais de 60 anos que evita os refrigerantes e os doces para não ter nenhuma doença crônica.

SONORA: servidora pública – Marimi Melo

"Dá muito diabetes, tem pressão alta, tem colesterol. Tudo isso acontece. Então, a pessoa tem que passar longe porque o médico já recomenda, a gente não pode abusar desses refrigerantes, essas coisas todas. O refrigerante não faz bem. Dá estria, dá gastrite. Eu não aceito. Não tomo esses tipos de refrigerante. Nenhum".

REPÓRTER: Se as pessoas com mais idade cuidam mais saúde, o mesmo não se pode dizer de quem tem entre 18 e 24 anos. Nessa faixa etária, 32% exageram nos doces, refrigerantes e sucos de caixinha. Esse é o caso da estagiária Lindiane Santos, de 19 anos.

SONORA: estagiária – Lindiane Santos

"É à vontade, meio desregulada porque eu como de tudo. Aproveito porque eu estou nova e eu tenho que aproveitar, tenho que comer besteira. Aproveitando porque eu sou magra e eu como mesmo. É complicado manter... comer coisas saudáveis nessa idade".

REPÓRTER: O Guia Alimentar lançado recentemente pelo Ministério da Saúde é a melhor referência para quem tem dúvidas sobre alimentação saudável. Basta acessar o site do Ministério www.saude.gov.br. Além disso, o Ministério tem abordado o tema de promoção da saúde nos cursos de capacitação para os profissionais do SUS, Sistema Único de Saúde. Quem desenvolver alguma doença crônica deve procurar logo o posto de saúde mais próximo.

Reportagem, Fábio Ruas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.