ALENQUER (PA): Município precisa aumentar número de vacinação contra HPV em meninas entre 11 e 13 anos

Apenas 28% das meninas entre 11 e 13 anos tomaram vacina contra HPV, no município. Meta do Ministério da Saúde é de imunizar cerca de 80% do público alvo

Salvar imagem

REPÓRTER: Meninas entre 11 e 13 anos precisam tomar a segunda dose da vacina contra o HPV com urgência. Em Alenquer, apenas 28 por cento das adolescentes foram vacinadas contra o vírus causador do câncer do colo do útero. O ministério da Saúde pretende vacinar, no mínimo, 75 por cento das jovens. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, somente no Pará, existe um risco estimado de 21 novos casos de câncer do colo do útero, para um grupo de 100 mil mulheres, em 2015. A média em todo país é de 15 para 100 mil. O enfermeiro, Márcio Monteiro, coordenador de Vacinação do município, de Alenquer, conta que, a grande distância entre os centros de vacinação e as regiões ribeirinhas, dificulta o trabalho de imunização. Ele pede que, as mães levem as filha para tomar a segunda dose da vacina.
 
SONORA: Márcio Monteiro, coordenador de Vacinação
 
“Convido as mães que ainda não vacinaram suas filhas, que procurem as unidades de saúde que ainda tem vacina disponível para tomar a segunda dose, e gostaria de lembrar que é preciso tomar as três doses para esta imunizadas.”
 
REPÓRTER: A vacina contra o HPV foi criada em 2006 e já tem mais de 170 milhões de doses aplicadas, em países da Europa e América do Norte. Desde março de 2014, meninas entre 11 e 13 anos estão sendo vacinadas contra o vírus, em todo país. O médico, Olímpio Ferreira de Almeida, ginecologista do Inca, alerta para o aumento do câncer do colo do útero, em mulheres mais novas. Ele lembra que, as meninas só estão protegidas após tomarem as três doses.
 
SONORA: Olímpio Ferreira de Almeida, oncologista
 
“A paciente que toma a vacina regularmente, veja bem, não é só a primeira dose, tem que tomar todas as doses, porque se tomar apenas uma dose, não vai fazer o efeito esperado. Mas, se tomar todas as três doses recomendadas você já reduz 70 por cento dos casos. Eu costumo dizer o seguinte: que a paciente que é informada, sobre a evolução do câncer colo, só vai ter câncer aquela que quiser.”
 
REPÓRTER: A partir do mês de janeiro, meninas de nove e 10 anos devem receber a primeira dose da vacina contra o HPV. Em Alenquer, as adolescentes devem procurar o posto de saúde que fica na Avenida Getúlio Vargas, no centro da cidade. É importante levar um documento de identificação junto com o cartão de vacina.

Reportagem, Rodrigo Santos

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.