ALAGOAS: Zika, Dengue e Chikungunya colocam o estado em situação de risco.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 LOC: Trezentos e cinquenta e oito casos de Microcefalia foram notificados em Alagoas, entre novembro do ano passado e dezembro deste ano. Até o momento, já foram confirmados oitenta e seis bebês com Microcefalia ou com alterações no Sistema Nervoso Central, no estado.

O Ministério da Saúde confirma a relação entre a infecção causada pelo mosquito que transmite o Zika e a malformação congênita que impede o desenvolvimento adequado do cérebro dos bebês. Por isso, eliminar os criadouros do mosquito é fundamental para reduzir o drama das famílias. O ministro da Saúde, Ricardo Barros, convoca a população para o combate ao mosquito:

TEC/SONORA: Ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Precisamos do apoio de cada brasileiro, de cada cidadão, de cada criança, para todas as sextas-feiras fazerem a busca pelos focos do mosquito, eliminar a água parada e podermos combater a transmissão de Dengue, Chikungunya e Zika que tem causado grandes danos à saúde pública do Brasil”.

LOC: O mosquito que transmite o Zika é o mesmo da infestação de Dengue e Chikungunya. Além dos trezentos e cinquenta e oito casos de Microcefalia notificados, que podem estar relacionados com o mosquito, quase sete mil pessoas tiveram Zika em Alagoas. Até o momento, foram mais de dezessete mil casos de Dengue. O número de pessoas contaminadas pela Chikungunya no estado passa dos dezesseis mil.

A professora Maria das Graças, de 53 anos, foi uma das vítimas do mosquito em Alagoas. Ela desenvolveu a Chikungunya.

TEC/SONORA: Maria das Graças, Professora.

“Foram quatro dias seguidos sem conseguir fazer nada. Fica tudo inchado, dormente, você não consegue pegar em nada, sem força na mão, não consegue dobrar o joelho. Ainda hoje estou com uma dor horrível no joelho e no braço também. Horrível, horrível, é uma sensação horrível”.

LOC: Diante deste quadro de infestação, não dá para contar com a sorte. Zika, Dengue e Chikungunya podem marcar negativamente a vida de várias pessoas, inclusive levar à morte. Para mais informações sobre as três doenças e as formas de eliminar os criadouros do mosquito transmissor acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal

Receba nossos conteúdos em primeira mão.