ALAGOAS: População do estado apoia autonomia da Polícia Federal

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A Proposta de Emenda a Constituição, a PEC 412, que pede a autonomia financeira e administrativa da Polícia Federal, e que espera para ser votada na Câmara dos Deputados, tem ganhado apoio da população de Alagoas. Durante evento em defesa da PEC, organizado por representantes da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal, em Maceió, centenas de pessoas assinaram a carta do povo brasileiro em favor da autonomia da polícia.  Atualmente, a PF é vinculada ao ministério da Justiça e, por isso, cabe ao governo Federal escolher o diretor-geral da corporação e definir onde os recursos destinados à polícia vão ser aplicados. De acordo com o diretor regional da ADPF em Alagoas, Gustavo Gatto, com autonomia, a Polícia Federal vai poder combater a corrupção com mais força.

SONORA
: Gustavo Gatto, diretor regional da ADPF em Alagoas
 
“Autonomia para o Polícia Federal é uma oportunidade, é uma capacidade que se pode conceder ao órgão para ela melhor gerir e conseguir realizar suas atividades. É importante que a Polícia Federal consiga a sua autonomia para exercer sua função.”
 
REPÓRTER: Em todo país, mais de 300 mil pessoas já assinaram a carta do povo brasileiro em favor da autonomia da Polícia Federal. O documento vai ser entregue no Congresso Nacional para pressionar os parlamentares a votarem a PEC 412, que está parada na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados. A expectativa é que mais de dois milhões de assinaturas sejam registradas em todo país. O ex-ministro da Justiça, e um dos mais respeitados juristas do país, Miguel Reale Júnior, ressalta que a Polícia Federal é uma instituição de Estado e precisa ter autonomia para continuar as ações de combate à corrupção em Alagoas e em todos os estados.
SONORA: ex-ministro da Justiça, Miguel Reale Júnior
 
“A Polícia Federal não é um órgão de governo. É um órgão de Estado. Ela merece pelos seus trabalhos e por aquilo que ela tem realizado em prol da Democracia, ser reconhecida como autônoma”.
 
REPÓRTER: A carta do povo brasileiro está à disposição na internet para a população de Alagoas também assinar. O endereço é adpf.org.br
 
Reportagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.