ALAGOAS: Mais de 7 milhões serão investidos na reabilitação de crianças com síndrome congênita da Zika

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...LOC.: 7 milhões e 400 mil reais foram destinados ao custeio de quatro Centros Especializados em Reabilitação, em Alagoas. O dinheiro foi repassado pelo Governo Federal para ser investido no tratamento de crianças com síndrome congênita da Zika - que é a malformação no cérebro dos recém-nascidos. O Ministro da Saúde, Ricardo Barros, ressalta que investir em pesquisas sobre esse tema pode ajudar as famílias que passam por esses problemas em todo o mundo.

TEC/SONORA: Ricardo Barros, Ministro da Saúde
“Então há um esforço enorme nosso de produção de conhecimento, de apoiar quem quer fazer desenvolvimento de conhecimento sobre Zika para que a gente possa não só atender essa demanda como também compartilhar com o resto do mundo esse conhecimento”.
 
LOC.: Essa malformação no cérebro dos bebês acontece quando uma mulher grávida é picada pelo mesmo mosquito que transmite Dengue e Chikungunya. Mas, nesse caso, a mãe contrai Zika e a criança nasce com cérebro menor do que o normal.  A pequena Diana Lorena, de um ano e meio foi uma das vítimas, após a mãe Gisleangela de 34 anos contraiu o Zika em Girau do Panciano, na microrregião de Arapiraca, no Agreste de Alagoas. Apesar dos desafios a auxiliar administrativa está contente com a evolução da filha.
 
TEC/SONORA: Gisleangela Santos, auxiliar administrativa.
“Ela é bem lenta. Mas mesmo assim o médico disse que a evolução dela é muito boa, porque graças Deus ela não tem convulsão, espasmos. Então se comparado a outras crianças é bom, porque ela enxerga bem, ouve bem. Só que ela tem que estar sempre acompanhando”. 
 
LOC.: Para identificar casos suspeitos da síndrome congênita da Zika, a Organização Mundial da Saúde determinou o seguinte padrão: no caso de meninos, é quando o bebê nasce com a medida da cabeça igual ou menor que 31,9 cm. Já para meninas é quando a medida é igual ou inferior a 31,5 cm. Para saber mais acesse: saude.gov.br/combateaedes.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.