ALAGOAS: Estado registra mais de 5 mil notificações de casos dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A dengue tem preocupado os moradores de Alagoas. Até dia 2 de abril, foram notificados cinco mil 522 casos da doença no estado. Esse número mostra um aumento de quase 150% em relação a 2015, quando foram feitas três mil 708 notificações. Os dados fazem parte do boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira, dia 26, pelo Ministério da Saúde.

A dengue é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, responsável também pela febre chikungunya e pelo vírus Zika. É uma doença que tem tratamento, mas, nos casos mais graves pode levar à morte. O diretor do departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, explica os sintomas da doença.

SONORA: Cláudio Maierovitch, diretor do Departamento de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde

 “Dengue, que é nossa velha conhecida, tem como marcas características: dor de cabeça muito forte, especialmente atrás dos olhos, febre alta e dores no corpo inteiro. Em geral, dores muito fortes no corpo inteiro.”

 REPÓRTER: Para atuar no combate ao Aedes aegypti, o Alagoas conta com cerca de sete mil agentes de saúde e endemias. Esses profissionais atuam junto à população, ensinando como se prevenir e se proteger do inseto. Além disso, eles fazem vistas à residências, imóveis comerciais e terrenos baldios para identificar e eliminar focos do mosquito. A gerente de Vigilância e Controle das Doenças Transmissíveis da Secretaria Estadual de Saúde, Cleide Moreira, fala sobre a importância da população ajudar esses profissionais.

SONORA: Cleide Moreira, gerente de Vigilância e Controle das Doenças Transmissíveis de Alagoas

“É muito importante que a população, ela deixe o agente fazer sua visita, no sentido de colaborar, mostrando a ela os locais onde elas possam não identificar que existem criadouros, mas que ela, diariamente, possa estar fazendo a inspeção no seu domicílio”.

REPÓRTER: Todos podem ajudar a combater o mosquito. Além de receber os agentes em casa, é importante ficar atento às formas de combate ao inseto. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda que você escolha um dia da semana para acabar com os criadouros que possam existir dentro da sua casa. e vizinhos nessa luta. O mosquito não é mais forte que um país inteiro”.

Para saber mais sobre como proteger a sua família do mosquito, acesse: combateaedes.saude.gov.br

 Reportagem, Gabriel Veras

 

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.