ALAGOAS: Comitê de combate ao Aedes já está visitando escolas estaduais

Expectativa é levar informações aos estudantes sobre como acabar com os focos do mosquito

Salvar imagem

REPÓRTER: O Comitê Estadual de Combate ao Aedes aegypti de Alagoas já está visitando as escolas para conscientizar os mais de 190 mil estudantes do estado para o combate ao mosquito Aedes Aegypti. O mosquito transmite a dengue, a chikungunya e o vírus zika. São mais de 300 escolas na rede estadual que vão participar da ação. O Comitê é formado por integrantes do Exército, Marinha, além da Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Cruz Vermelha, Polícia Militar, Secretaria de Estado da Saúde e Secretaria da Educação de Alagoas. A mobilização das escolas de todo Brasil na luta contra Aedes começou na última sexta-feira, no Dia Nacional de Mobilização da Educação. Em Alagoas, a ação foi marcada pela presença do Ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, que ainda participou da inauguração de duas escolas em Arapiraca. A Técnica-Pedagógica da Secretaria de Educação, Dileusa Costa, explica que o comitê vai promover palestras nas escolas e mobilizar a comunidade para combate ao Aedes.

 SONORA: Dileusa da Rocha, Técnica-Pedagógica da Secretaria de Educação

 “Esse comitê vai atuar nas escolas através de palestras educativas, projetos pedagógicos, caminhadas nas ruas de conscientização para o população e comunidade escolar, sobre a importância de cuidar do ambiente para evitar a disseminação do mosquito Aedes aegypti.”

 REPÓRTER: De acordo com o monitoramento feito pelo Ministério da Saúde, Alagoas já registrou, até agora, 90 casos de suspeita de microcefalia, que podem ter sido causados pelo Zika. Além das suspeitas, 25 casos da doença já foram confirmados no estado. O Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, conta que, todas as instituições educacionais do país estão mobilizadas contra o Aedes.

 SONORA:  Aloizio Mercadante, Ministro da Educação

 Eu acho que nós fizemos a maior aliança. Esse pacto de combate ao Aedes aegypti foi a maior aliança que já se fez na educação. Todas as entidades estudantis estão envolvidas, de docentes, todas as mantenedoras das Universidades.”

 REPORTER: A forma mais eficaz de combater todas as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti é evitar que o mosquito nasça. O Ministério da Saúde recomenda que cada cidadão se dedique 15 minutos por semana para combater o mosquito, pelo menos. O Ministro da Saúde, Marcelo Castro, lembra que, a luta contra o mosquito Aedes deve ser realizada durante todo o ano e de forma rotineira pelas famílias.

 SONORA: Marcelo Castro, Ministro da Saúde

 O que a gente precisa ter a compreensão é a de que é um trabalho que é duradouro, que nós não vamos eliminar o mosquito de uma hora para outra e que é preciso ser uma ação continuada, rotineira, sistemática.”

 REPÓRTER: De acordo com o Ministério da Saúde, 70 por cento da população do mosquito Aedes nasce dentro das residências. Saiba mais na internet, no endereço, combateaedes.saude.gov.br

 Reportagem, Bruna Goularte

 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.