ALAGOAS: 24 municípios do estado estão em alerta ou risco de infestação do mosquito transmissor

Em todo o estado, cerca de 20 mil pessoas tiveram Dengue, quase 8 mil tiveram Zika e mais de 17 mil pegaram Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Vinte e quatro cidades de Alagoas estão com alto índice de infestação do mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. São oito cidades em situação de risco e 16 em alerta, segundo relatório do Ministério da Saúde, elaborado a partir de informações dos próprios municípios.Major Isidoro, Girau do Ponciano e Araíraca são as localidades que mais sofrem com a presença do mosquito atualmente.O Supervisor de Controle de Vetores de Alagoas, Paulo Protásio, diz que além de outros fatores, a necessidade de armazenamento de água por causa da seca no Nordeste, contribui para a reprodução do mosquito.

TEC/SONORA: Paulo Protásio, Supervisor de Controle de Vetores de Alagoas

“O armazenamento de água para nós, do Nordeste, é um dos principais determinantes. Então, noventa por cento dos focos são encontrados em depósitos de armazenamento de água para consumo humano ou uso doméstico.”

LOC: Segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas, em todo o estado, cerca de 20 mil pessoas tiveram Dengue, quase 8 mil tiveram Zika e mais de 17 mil pegaram Chikungunya A moradora de Maceió e professora Maria das Graças, de 53 anos, conhece bem o sofrimento de quem tem Chikungunya.

TEC/SONORA: Maria das Graças, professora

“Em um certo dia, estava boazinha. Quando foi de madrugada, pelas três horas da manhã, começaram as dores. Eu não conseguia mais levantar e nem mexer as pernas. Ainda estou sentindo dores. Foram quatro dias seguidos sem conseguir fazer nada.”

LOC: Para evitar outras histórias como a de Maria das Graças, o Ministério da Saúde recomenda que cada família dedique 15 minutos por semana para combater o mosquito dentro de casa.Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.