AIDS: Peritos do INSS vão receber manual sobre benefícios a pessoas com HIV

O Manual que vai orientar peritos do INSS sobre a concessão de benefícios a quem tem o vírus HIV ou AIDS foi lançado nesta segunda-feira, em Brasília, durante a divulgação do Boletim com os números da doença em 2014. O manual foi elaborado pelos ministérios da Saúde e da Previdência Social para auxiliar os médicos peritos do INSS durante o exame para concessão de benefícios a pessoas vivendo com HIV/AIDS e que podem ficar sem condições de trabalho

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio: 02min15seg

REPÓRTER: O Manual que vai orientar peritos do INSS sobre a concessão de benefícios a quem tem o vírus HIV ou AIDS foi lançado nesta segunda-feira, em Brasília, durante a divulgação do Boletim com os números da doença em 2014. O manual foi elaborado pelos ministérios da Saúde e da Previdência Social para auxiliar os médicos peritos do INSS durante o exame para concessão de benefícios a pessoas vivendo com HIV/AIDS e que podem ficar sem condições de trabalho. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, destaca que o manual é uma ferramenta de aproximação entre as pessoas com HIV e a Previdência Social.

SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro

"É muito positivo que o governo brasileiro, a nossa Previdência Social lide de uma maneira muito parceira, muito respeitosa com as pessoas que vivem com HIV, com as pessoas que têm aids e que precisam enfrentar isto, a dinâmica laboral, a sua relação previdenciária e que passam a contar com uma norma, com uma instrução, com um jeito de produzir o cuidado que enfrenta o estigma, que enfrenta a discriminação e que, portanto, permite um padrão de vida, de relacionamento com a Previdência Social com mais dignidade".

REPÓRTER: No Dia Mundial de Luta contra a Aids, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, também anunciou o lançamento do Fundo Positivo, que vai ajudar Organizações que combatem doenças sexualmente transmissíveis, aids e Hepatites Virais. A meta é arrecadar recursos da iniciativa privada para financiar projetos sociais dessas organizações. Segundo o ministro Arthur Chioro, o Ministério da Saúde está investindo 200 mil reais no fundo.

SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro

"Um fundo privado que vai se associar às iniciativas governamentais que têm marcadamente direcionado a ação da sociedade civil no campo da luta contra a aids. Por isso que o Ministério da Saúde aporta, inicialmente, 200 mil reais para estruturar o Fundo Posithivo, dar a credibilidade que ele precisa ter junto à própria sociedade, às empresas, àqueles potenciais doadores. Unir esforços em torno da criação de mais uma fonte de financiamento, de captação de recursos e viabilização de projetos".

REPÓRTER: A Universidade Federal de Santa Catarina vai ficar responsável pelo gerenciamento do Fundo Positivo nos três primeiros anos. Atualmente, no país, existem cerca de 350 organizações que tratam de temas ligados a doenças sexualmente transmissíveis, aids e hepatites virais.

Reportagem, Fábio Ruas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.