ÁGUA BOA (MG): Diagnóstico de febre amarela ainda não foi confirmado em paciente internado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Continua internado em Água Boa o paciente com suspeita de Febre Amarela, ainda sem confirmação do diagnóstico. De acordo com a coordenadora do setor de epidemiologia do município, Lucy Helen Oliveira, o paciente é morador da zona rural da cidade, apresentou alguns dos sintomas da doença, não tem registro das duas doses da vacina e, portanto, a suspeita poderia ser sustentada. Mas, de acordo com a coordenadora, o caso do paciente também leva a Dengue como outra provável doença e que a suspeita de Febre Amarela se dá devido ao protocolo de diagnóstico das doenças.


SONORA: Lucy Helen, coordenadora do setor de epidemiologia
“Porque todo paciente que tem sintomatologia e que apresente febre, é para investigarmos de acordo com um protocolo, e esse protocolo exige que a gente suspeite, além da Dengue, de Febre Amarela. E a Dengue a gente sabe que em todo o período chuvoso tem um aumento do número de casos, mas de acordo com o protocolo a gente também deve suspeitar de Febre Amarela. Então nós temos um paciente internado com suspeita de Febre Amarela porque nós estamos seguindo o protocolo.


LOC: De acordo com Lucy Helen, a dúvida do diagnóstico do paciente em questão se dá por conta de que alguns sintomas que ocorrem por Febre Amarela também aparecem em quem foi infectado pela Dengue.


SONORA
: Lucy Helen, coordenadora do setor de epidemiologia
“A gente tem as hemorragias, que podem acontecer tanto na Dengue quanto na Febre Amarela, mas o que vai diferenciar a Febre Amarela é a icterícia, aumento do fígado, aumento do baço. Mas esse paciente não apresenta esses sintomas graves.”


LOC
: De acordo com a coordenadora, ainda não há previsão para a confirmação do diagnóstico. Por isso, é importante a população fazer uso de mosquiteiras, repelentes e telas de proteção, além de evitar água parada, onde o mosquito transmissor deposita seus ovos. Para mais informações sobre a Febre Amarela, acesse o portal do Ministério da Saúde: saude.gov.br.
Reportagem, Gustavo Schuabb

Receba nossos conteúdos em primeira mão.