AGRONEGÓCIOS: Supersafra de grãos aumenta e deve atingir de 242,1 milhões de toneladas

Os destaques da produção ficam com a soja, o milho e o feijão

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o IBGE, a estimativa de julho de 2017 para a safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas chegou a 242,1 milhões de toneladas, com alta de 31,1% em relação a 2016. Os destaques da produção ficam com a soja, o milho e o feijão. Quem dá mais detalhes é o analista do IBGE, Carlos Antonio Barradas.

"É um número recorde, de 242,1 milhões de toneladas, um aumento de 31,1% em relação ao ano passado. Mas no ano passado a gente teve um problema, faltou chuvas e a gente colheu uma safra pequena. Em termos gerais a gente teve uma boa safra com relação a todos os produtos, recorde de soja, recorde de milho, foi uma ótima safra de arroz, uma ótima safra de feijão, também de algodão, uma safra boa de batata, também foi uma safra boa de café, cebola... No geral foi uma produção muito boa."

O gerente de Levantamento e Avaliação de Safra da Companhia Nacional de Abastecimento, Cleverton Santana, conta quais fatores foram responsáveis por esta supersafra.

"A ampliação de área plantada, as condições climáticas favoráveis e o aumento de produtividade de todas as culturas, foram as responsáveis por esta safra recorde."

Além disso, a maior utilização de tecnologia no campo, presente não só em máquinas e implementos, mas também em sementes, técnicas de cultivo e também do uso de irrigação são os motivos apontados para o aumento de produtividade nas culturas. Esses fatores reunidos provocaram grande mudança nos patamares de produtividade da agricultura brasileira.

Reportagem, Cintia Moreira.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.