AGRONEGÓCIOS: Safra brasileira deve bater novos recordes, segundo Conab

AGRONEGÓCIOS: Safra brasileira deve bater novos recordes, segundo Conab

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio: 2 min 52 seg

REPÓRTER: A safra 2014/2015 pode atingir 200 milhões de toneladas de grãos produzidas. É o que aponta o segundo levantamento de grãos divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento, Conab, nesta terça-feira. O levantamento ainda não foi concluído, mas a safra do ano que vem deve ficar entre 194 milhões e 200 milhões de toneladas, ou seja, poderá ser até dois vírgula sete por cento maior que 2014. De acordo com Francisco Olavo, gerente da área de levantamento de safras da Conab, a tendência é de que as safras anuais continuem atingindo recordes de produção.

SONORA: Francisco Olavo, gerente da área de levantamento de safras da Conab

"A gente tem um quadro de continuidade daquela expectativa do país ter safras recordes anuais, como nós estamos tendo nos últimos anos. É claro que isso vai depender de clima, mas a ideia que a gente tem dado, as informações que nós temos nesse momento nos permite, de certa forma, ter certa tranquilidade com relação ao desempenho das lavouras e essa expectativa de produção crescendo ano a ano. Então, é esse o cenário que a gente tem: de continuidade do desempenho que a safra brasileira tem a cada ano."

REPÓRTER: A produção de soja continua crescendo, mesmo diante da superoferta de grãos no mercado internacional. Segundo a Conab, o crescimento da soja está entre três e cinco milhões de toneladas. O gerente da área de levantamento de safras da Companhia, Francisco Olavo, explica que a soja possui alguns diferenciais e por isso é o carro chefe da safra brasileira.

SONORA: Francisco Olavo, gerente da área de levantamento de safras da Conab

"Soja continua sendo o carro chefe, quer dizer, é o produto que apresenta o maior apelo em função das características do produto. É um produto com uma comercialização que tem uma dinâmica bem própria, ela flui com melhor rapidez. O produtor que trabalha com soja tem, de certa forma, a vida facilitada porque tem toda uma estrutura de produção, de pesquisa, de comercialização diferenciada quando a gente compara com os outros produtos."

REPÓRTER: O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística também divulgou um levantamento nesta terça-feira em relação a safra de grãos em 2015. Apesar da metodologia diferenciada, o IBGE também concluiu que no próximo ano o Brasil deve ter safra recorde, com produção até 2,5 por cento maior que a de 2014.

Reportagem, Aline Reis

Receba nossos conteúdos em primeira mão.