AGRONEGÓCIO: Setor vai superar ajustes na economia, afirma ministra Kátia Abreu

Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, anunciou ainda que a pasta deve lançar plano para defesa agropecuária

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, afirmou, nesta quinta-feira, que o agronegócio brasileiro vai superar as medidas de ajuste fiscal adotadas recentemente pelo governo e as dificuldades no campo político.  Ela participou de audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, do Senado, e apresentou as prioridades da pasta. A ministra ressaltou que está otimista com as perspectivas do setor, apesar do atual momento econômico do País.

SONORA: Kátia Abreu – ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

“Ao contrário do pessimismo, tenho recebido os empresários sempre querendo ampliar, querendo investir, modelar situações que não estão adequadas para a sua produção. Mas nunca recebi nenhum setor que usasse uma palavra forte, negativa, que estivesse quebrando, que estivesse em dificuldades. Acredito que iremos superar. Não é o primeiro, nem último ajuste fiscal que o Brasil faz. E, em todos os casos, a agropecuária, o agronegócio que fez com que tudo isso fosse superado.”

REPÓRTER: Na audiência da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado, a ministra Kátia Abreu anunciou que a pasta vai lançar o Plano Nacional de Defesa Agropecuária, em abril. Segundo ela, o projeto está em revisão e deverá ordenar e planejar ações de avanço na área, para melhorar a defesa sanitária e fitossanitária no País.  A ministra destacou alguns setores que terão cuidados na defesa agropecuária, como o controle da tuberculose e brucelose no gado leiteiro e o combate à aftosa.

Com informações da Rádio Senado, reportagem, Alexandre Souza

Receba nossos conteúdos em primeira mão.