AGRICULTURA: Vacinação contra febre aftosa tem fim neste domingo (30)

AGRICULTURA: Vacinação contra febre aftosa tem fim neste domingo

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo do áudio – 2min33seg

REPÓRTER: Termina neste domingo, 30 de novembro, o prazo de vacinação de animais contra a febre aftosa em 21 estados e no Distrito Federal. No total, eram esperados que mais de 150 milhões de bovinos e bubalinos fossem imunizados nesse período. Na primeira etapa, realizada no primeiro semestre, mais de 97 por cento do rebanho foi vacinado. A febre aftosa é uma das mais contagiosas doenças que atingem os bovinos, búfalos, ovinos, caprinos e suínos. Causada por vírus, o mal causa muita febre, feridas na boca e nos cascos dos animais, dificultando a movimentação e alimentação, o que leva a uma rápida perda de peso e queda na produção de leite. O criador de gado do estado do Mato Grosso, José Antônio, já protegeu o rebanho. Ele lembra da importância de estar em dia com a vacinação.

SONORA: criador – José Antônio

"Nos eventos onde tem recinto fechado, aí sim a fiscalização é severa. E animal para entrar ou para sair lá de dentro tem que estar com todos os atestados, atestando que foi vacinado, as condições sanitárias dos animais."

REPÓRTER: Quem vacinou o gado tem dos dias 10 a 15 de dezembro para comprovar, ao órgão responsável de cada estado, que todo o rebanho está regularizado. O coordenador de Febre Aftosa do Ministério da Agricultura e Pecuária, Plínio Lopes, lembra aos criadores de gado de como comprovar a vacina.

SONORA: coordenador de Febre Aftosa do Mapa – Plínio Lopes

"E depois que realizar a vacinação de acordo com o calendário ele procurar o serviço oficial de seu estado para comunicar a vacinação: levando a nota fiscal e levando a relação dos animais que ele vacinou para poder finalmente regularizar sua situação perante o serviço veterinário oficial do estado."

REPÓRTER: Após a regularização, os serviços veterinários estaduais têm o prazo de 30 dias para encaminhar ao Ministério da Agricultura o relatório das atividades da campanha de vacinação contra a doença. Para saber mais informações acesse:agricultura.gov.br

Reportagem, Victor Maciel

Receba nossos conteúdos em primeira mão.