AGRICULTURA: Produtos agropecuários lideram valor de exportações; Soja tem maior destaque

AGRICULTURA: Produtos agropecuários lideram valor de exportações; Soja tem maior destaque

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo do áudio – 2min27seg

REPÓRTER: Cinco produtos do agronegócio brasileiro tiveram recordes em valor exportado no país. De acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, a soja em grão, o farelo de soja, a carne bovina, a celulose e os couros e peles estão no topo da lista dos recordistas em vendas do país no mercado internacional. Ao todo, as exportações brasileiras somaram mais de 190 bilhões de dólares. Somente esses cinco produtos foram responsáveis por 41 bilhões de dólares, que representam mais de um quinto do resultado total. A soja foi a campeã em valor e em quantidade. A venda do produto atingiu o preço de pouco mais de 23 bilhões de dólares na venda de 45 milhões de toneladas. Para o produtor do grão, no estado do Mato Grosso, Luís Carlos, o recorde é fruto do aumento na produção e do investimento em tecnologia. Ele comenta, ainda, sobre a expectativa do grão para o próximo ano.

SONORA: Luís Carlos - Produtor

"A expectativa de produção é boa. O pessoal está preparado para plantar, já adquiri os insumos. Estou investindo em áreas novas em áreas e pastos degradáveis esse é o fator que atrai mundialmente, aumentando a área de produção e aumentando, também, a produtividade e o investimento em tecnologia."

REPÓRTER: Na lista dos produtos agropecuários que lideram as vendas externas, o terceiro lugar é ocupado pela carne bovina. Com o aumento da demanda pela Rússia, a exportação do produto expandiu quase 12 por cento em relação ao ano passado, somando quase cinco milhões de dólares. De acordo com o consultor financeiro, Miguel Daoud, o Brasil tem muito o que comemorar com os produtores agropecuários.

SONORA: Miguel Daoud – Consultor Financeiro

"O Brasil teve a felicidade de ter produtores com competência e ter uma visão do futuro em relação a produção de commodities agrícolas. O Brasil hoje evoluiu muito na produção de carne. A parte de genética, melhorou muito a produtividade do nosso rebanho. Grãos, nós hoje, principalmente a soja, nós estamos aí ultrapassando os Estados Unidos. São produtos que o Brasil hoje tem competência."

REPÓRTER: Já a maior variação pode ser notada nas vendas de couros e peles, com um aumento de 22 por cento em relação ao mesmo período de 2013. Estes produtos correspondem a pouco mais de um por cento da quantidade exportadora do Brasil. A China, a Itália e os Estados Unidos são os principais destinos da produção agrícola brasileira.

Reportagem, Victor Maciel 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.