AGÊNCIA ENTREVISTA (2): Secretário do MinC fala sobre a escolha do filme que pode representar o Brasil no Oscar

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

A gente volta agora com o segundo bloco do Agência Entrevista, que hoje está falando um pouco mais sobre a divulgação dos filmes que vão disputar a indicação ao Oscar 2018. Bom, quem vai escolher o filme que irá concorrer a uma vaga no Oscar vai ser uma comissão, indicada pela Academia Brasileira de Cinema. Mas eu gostaria de saber quais são as condições, os critérios para que o filme possa se inscrever nesta seleção?

"Pelo regulamento da Academia, que é um regulamento mundial, a obra para se inscrever tem que ter sido exibida comercialmente no período de 1º de outubro do ano anterior, no caso 2016, até 30 de setembro do ano vigente, no caso até 15 de setembro de 2017. Este é um requisito, uma linha de corte que a Academia estipula como condição para que o filme possa se inscrever no processo de seleção para potencialmente vir a ser indicado. A obra também tem que ser produzida na língua oficial do país de origem da sua produção. No caso são obras brasileiras que foram produzidas, gravadas originalmente em português."

Eu fiquei sabendo que esta foi a primeira vez que as inscrições dos filmes foram feitas de forma on-line em um servidor do Ministério da Cultura. É isto mesmo?

"A gente até então vinha recebendo a mídia física, depois que passava para a comissão, para que a comissão pudesse assistir os filmes. Este ano nós implementamos uma plataforma que, na verdade, a inscrição é online, pelo próprio sistema o concorrente encaminha a cópia da obra. Ele sobe na plataforma o filme e a comissão tem acesso a obra de forma online. Ou seja, isto agilizou muito no ponto de vista de tempo, teve uma celeridade bastante expressiva e também economia de rito burocrático, de papel, enfim... e também, evidentemente, mais segurança e mais transparência no processo."

O anúncio do indicado vai ser no dia 15 de setembro na Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Nós vamos ficar aqui na torcida e curiosos para saber qual deles vai ser o vencedor. Secretário, muito obrigada pelas suas informações. A Agência do Rádio Brasileiro agradece muito a sua entrevista.

"Ok. Obrigada. Eu que agradeço."

O Agência entrevista fica por aqui. Um grande abraço. Até mais!
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.