AEDES: Alunos criam jogo online que orienta sobre combate ao mosquito

Salvar imagem

TEC: Sobe BG (música do game)

 

 

REPÓRTER: Para entrar na luta contra o Aedes aegypti, alunos de Santa Catarina pensaram em uma solução inovadora: criar um jogo divertido de computador para orientar sobre como destruir os focos do mosquito, que transmite dengue, chikungunya e Zika. O resultado dessa ideia foi o jogo online “Invasão aegypti”, em que um robô caminha pelos cômodos de casa com a missão de achar e eliminar todos os criadouros do Aedes.  Pablo Costa, de 13 anos, foi um dos alunos que participou do projeto. Ele compôs a música que você está ouvindo e que também é plano de fundo do joguinho. Pablo conta que o trabalho foi gratificante.

 

 

TEC: Desce BG (música do game)

 

 

 

SONORA: Pablo Costa, estudante

 

“Foi muito ‘da hora’ ver o trabalho do pessoal empenhado em fazer um jogo que é diferente do que a gente faz. Normalmente a gente não faz jogos por causas. E isso é uma causa muito importante que vem sido discutida no Brasil, com essa crise do Aedes aegypti, e trabalhar nisso foi muito gratificante para mim, porque foi bom ver o esforço das pessoas e o meu esforço. O quanto eu evoluí e ajudando eles com o que eu podia.”

 

 

TEC: Sobe BG (música do game)

 

 

REPÓRTER: O jogo foi desenvolvido pelos adolescentes do projeto Novos Talentos – SC Games, com orientação e apoio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina. Para progredir no game, é preciso eliminar corretamente os criadouros. A Coordenadora do Projeto Novos Talentos, Márcia Battistella, explica como a visão dos jovens é essencial para a transformação do mundo.

 

 

TEC: Desce BG (música do game)

 

 

SONORA: Márcia Battistella, Coordenadora do projeto Novos Talentos – SC Games

 

“Eles têm muita criatividade. Eles podem colaborar conosco, com os adultos. Através da visão deles a gente pode sim construir – como foi construído o jogo – e construir também um mundo melhor. A ideia é que isso possa ir para outras cidades e outras escolas e atingir, não só o estado todo, mas outros lugares que queiram. A gente está sempre à disposição.”

 

 

TEC: Sobe BG (música do game)

 

 

REPÓRTER: O “Invasão aegypti” mostra como acabar com os focos do Aedes, porque a forma mais eficaz de prevenir todas as doenças que o mosquito transmite é, justamente, não deixar ele nascer. A recomendação é que toda semana, as famílias limpem e eliminem os criadouros do vetor em casa, como lembra o Ministro da Saúde, Marcelo Castro.

 

 

TEC: Sobe BG (música do game)

 

 

 

SONORA: Marcelo Castro, Ministro da Saúde

 

“15 minutos por semana, em um dia determinado, para fazer essa limpeza. Fazendo isso ininterruptamente. Isso não pode parar nunca. Até quando nós vamos fazer? Até sempre! Não podemos relaxar.”

 

 

TEC: Sobe BG (música do game)

 

 

REPÓRTER: Você pode jogar o “Invasão aegypti” no computador ou através do seu smatphone. O endereço do jogo é: www.projetoscgames.sc.gov.br. Repetindo: www.projetoscgames.sc.gov.br. Mais informações sobre o Aedes podem ser encontradas na internet no site: combateaedes.saude.gov.br

 

 

Reportagem, Bruna Goularte

 

 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.