AEDES AEGYPTI: Profissionais realizam cursos online de prevenção e tratamentonto das doenças

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

...

REPÓRTER: Profissionais de saúde da rede pública dão cursos gratuitos no site do Ministério da Saúde. As capacitações contam com demonstrações dinâmicas de atendimento nas doenças causadas pelo mosquito Aedes aegypti. Além dos profissionais de saúde do Brasil inteiro, o cidadão que queira conhecer mais sobre dengue, vírus zika e chikunghunya pode assistir aos vídeos, que têm uma linguagem simples e de fácil entendimento. Entre os módulos realizados pela internet, estão estimulação precoce da criança com microcefalia e aferição do perímetro cefálico. O vídeo orienta em cinco minutos como medir o crânio do bebê de maneira correta e também explica que todas as medições devem ser preenchidas na caderneta da criança. Ouça uma das explicações sobre perímetro cefálico da neuropediatra, Aurea Nogueira de Melo, disponíveis em vídeo no site.  

SONORA: neuropediatra, Aurea Nogueira de Melo,

“Lembra dois pontos fundamentais: ínio e násio. Então, você tem que fixar essa fita, que vem até a lateral. Pelo tamanho da cabeça, constrói o perímetro que dá perfeitamente para você ver. Então, você diz se o perímetro craniano do seu bebê está dentro do padrão e da normalidade, ou não”.

REPÓRTER: Na área de estimulação precoce, a neuropediatra detalha as atividades minuciosas que os fisioterapeutas devem adotar no tratamento do bebê encefálico.

SONORA: neuropediatra, Aurea Nogueira de Melo,

Se ele estiver dormindonão se preocupe. Vá lentamente despindo o seu bebê, tirando a luvinha, o sapatinho a roupinha. E, você vai ver que ele vai começar a despertar. E, aí você já está examinando uma coisa fundamental no exame neurológico, que a vigília, a maneira como ele responde ao ambiente. Seja calmamente ou com o choro”.

Repórter: O internauta também pode acessar os módulos de abordagem clínica na atenção básica no combate à contaminação por vírus zika. Ainda no ambiente virtual de aprendizagem do SUS, os profissionais de saúde de todo país podem se inscrever gratuitamente para os cursos de manejo clínico para dengue até 15 de maio de 2016. E, no de atualização do manejo clínico de chikungunya até 30 de junho de 2016.  Fique atento às datas e não deixe de fazer o cadastro no site: ufrn.unasus.gov.br.

Para acessar esses e outros materiais informativos, acesse:combateaedes.saude.gov.br.

Reportagem, Ana Paula Oliveira.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.