ACRE: Em março, apenas 12% de imóveis foram visitados no combate ao Aedes aegypti

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O Acre continua firme na luta contra o Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e do vírus Zika. Na segunda fase da mobilização nacional de combate ao mosquito, que aconteceu em março, cerca de 27 mil imóveis foram visitados por agentes de saúde e endemias, que orientam a população e ajudam a eliminar os criadouros do Aedes de dentro de casa. Isso significa que apenas 12% das residências foram visitadas, no estado. Apesar disso, nem todos os moradores estão em casa ou aceitam receber o agente na hora da vistoria. Mais de 850 imóveis que foram visitados não foram limpos, já que o profissional não pôde entrar para fazer o trabalho. O ciclo de mobilização e controle vai continuar até o mês de junho e, por isso, o Secretário de Saúde do Acre, Gemil Júnior, faz um apelo para que a população colabore com os agentes.

 

SONORA: Gemil Júnior, Secretário de Saúde do Acre

 

 “É muito importante que essas pessoas tenham uma consciência, que a população atenda da melhor maneira possível, com carinho, os agentes que estão diariamente nos bairros, pra levar uma oportunidade de salvar as pessoas, fazer uma orientação para os moradores. Porque a maior importância desse trabalho é que toda a população tenha uma consciência. Não adianta nós trabalharmos numa casa e o vizinho do lado não deixar com que os agentes entrem. Então é o momento de nós, de mãos dadas, juntos, realmente, nós possamos lutar.” 

 

REPÓRTER: No Acre, mais de 300 pessoas estão com suspeita de terem adoecido com o Zika. O vírus é motivo de preocupação principalmente para as mamães, já que pode causar o nascimento de bebês com microcefalia. E 30 recém-nascidos estão passando por exames, porque podem ter a doença. O Ministro da Saúde, Marcelo Castro, pede para que todas as pessoas pensem nas mães das crianças com a doença e ajudem a combater o mosquito.

 

SONORA: Ministro da Saúde, Marcelo Castro

 

“Imagine o que é uma mãe de família olhar para sua criança e vê-la com microcefalia e saber que essa criança nunca vai ter autonomia para se conduzir, que nunca vai ser independente e que vai precisar, para o resto de sua vida, de cuidados especiais. A única maneira que nós temos de evitar é eliminando o mosquito, porque você já elimina três doenças de uma vez só: a dengue, chikungunya e Zika.”

 

REPÓRTER: No Brasil, quase 29 milhões de imóveis já foram vistoriados. Além da visita dos agentes de combate ao mosquito, a colaboração de toda a população para não deixar água parada, é fundamental. Mais informações sobre como você pode ajudar a acabar com o mosquito podem ser encontradas na internet, no endereço: combateaedes.saude.gov.br

 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.