Acre: Combate intensivo ao mosquito da dengue resulta na redução de casos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 LOC: O Acre conseguiu reduzir em 27 vírgula 8 por cento o número de notificações da dengue no Estado durante os três primeiros meses do ano. De acordo com o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde, a Sesacre, foram registrados entre de 3 de janeiro a 26 de março de 2016, quase cinco mil e 500 casos  suspeitos de dengue. Destes, 224 foram confirmados e quase 3 mil e 500 seguem aguardando resultado de laboratório.
LOC: Já no mesmo período do ano passado, o estado confirmou mais de quatro mil casos.  A responsável pelo Departamento de Vigilância e Saúde Ambiental e Controle de Endemias do Estado, Taína Holanda, explica a que se deve a redução.
SONORA:Taína Holanda – Controle Endemias do Acre  
“Desde de 2011 nós estamos trabalhando em forma de enfretamento à doença como uma guerra contra a dengue mesmo no Estado. Nós que vivemos três epidemias consecutivas e efetivamentecomeçamos uma nova política de integração das ações, atividades não só da saúde, mas também de outros setores que vieram a fortalecer essas ações de controle do vetor de transmissão da dengue e consequentemente trouxe aí a redução no número de casos. Como a coleta de lixo, a intensificação das ações no verão e inverno.”
LOC: Taína Holanda acrescenta que embora o governo intensifique as ações de combate ao mosquito é necessário que a população participe ativamente desta mobilização.
SONORA: Taína Holanda – Controle Endemias do Acre 
“O que nós temos para pedir para a população é que possa dar as mãos ao trabalho que o governo vem fazendo. Nós acreditamos que já melhoramos muito essa questão da co-responsabilidade da população com o enfretamento dessas doenças. Mas nós pedimos como nós estamos fazendo essa campanha, dez minutos. São dez minutinhos que ele pode estar verificando seus quintais. Verificando se tem algum depósito que possa vir acumular água e ali se desenvolver o Aedes Aegypti”.
LOC: O Ministro da Saúde, Marcelo Castro, reforça.
SONORA: Ministro da Saúde Marcelo Castro
“Como nós não temos vacina nós só temos um caminho a trilhar: é o de eliminar o mosquito. Para que ele não transmita nem a dengue, nem a chikungunya e nem o vírus zika”.

 

LOC: Para conhecer a realidade do seu município e ficar por dentro de dicas e ações de combate ao mosquito da dengue acesse o site WWW.COMBATEAEDES.SAUDE.GOV.BR

Receba nossos conteúdos em primeira mão.