ACRE: 26 mil meninas devem tomar segunda dose da vacina contra HPV

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

TEC: Trilha (BG).
 
LOC: O Ministério da Saúde, a secretaria estadual de saúde e as secretarias municipais de saúde e educação pretendem vacinar 26 mil e quinhentas meninas acreanas de 9 a 11 anos, na segunda etapa da campanha de vacinação contra o HPV, o Papiloma Vírus Humano, responsável por 70% dos casos de câncer do colo do útero. Também podem ser imunizadas as meninas de 12 e 13 anos, alvos da campanha no ano passado e que ainda não receberam a primeira ou a segunda dose da vacina. Mas as taxas de vacinação contra o HPV no estado estão baixas, neste ano. De acordo com dados do Ministério da Saúde, na primeira fase da vacinação, em março deste ano, apenas quinze mil e quinhentas garotas receberam a primeira dose da vacina, cerca de 46% do total de meninas com idade entre 9 e 11 anos no estado. Nesta segunda etapa, cinco dos 22 municípios acreanos registram índices de vacinação abaixo dos 50%: Capixaba, Guiomard, Feijó e Cruzeiro do Sul. Para a diretora de vigilância epidemiologia de Rio Branco, Socorro Martins, o baixo índice de garotas vacinadas ocorre pela falta de informação de algumas famílias sobre os benefícios da vacina. Ela explica que, diante da situação, foi dado início a um trabalho de divulgação sobre os benefícios da vacina.
 
TEC: Diretora de vigilância epidemiologia de Rio Branco, Socorro Martins.
 
A gente tem orientado, mostrando que isso é uma prevenção pra quando elas tiverem adultas, para que elas não venham a contrair o câncer do colo do útero. A nossa estratégia é trabalhar mesmo a divulgação do benefício da vacina. O que ela traz de bom para a mulher.”
 
LOC: De acordo com Socorro, além dos centros de saúde, a vacinação também tem acontecido nas escolas públicas e particulares do estado. A diretora complementa que as meninas que ainda não receberam a primeira dose da vacina também podem ir até às salas de vacinação para participar da campanha.
 
TEC: Diretora de vigilância epidemiologia de Rio Branco, Socorro Martins.
 
“Iniciamos a campanha nas escolas prioritariamente, também deixamos as vacinas nos centros de saúde. Todas as unidades de saúde têm a vacina. Mas o nosso público-alvo está nas escolas. Essas meninas nessa faixa etária. Então, nós estamos vacinando nas escolas, fazendo a segunda dose, e as meninas que estão na idade de fazer a primeira dose, nós também estamos já iniciando na escola.”
 
TEC: Sobe e desce BG.
 
LOC: Este é o caso da jovem moradora da capital, Miriam Santos, de 13 anos. Ela não havia tomado a primeira dose da vacina, mas, logo que foi informada, na escola em que estuda, sobre a importância da imunização para prevenir o câncer do colo do útero, decidiu ir até o posto de saúde para se proteger. Mirian conta que conversou com outras meninas sobre a importância da vacina.
 
TEC: Mirian Santos, personagem.
 
“Eu falei pra outras crianças que é bom para prevenir o câncer do colo do útero. Porque é muito grave, também, né, e que o que a gente puder fazer pra diminuir essa doença câncer do colo do útero é muito importante tomar essa vacina.”
 
LOC: De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, Inca, nos últimos dez anos, mais de quatro mil morreram de câncer do colo do útero na região Norte. No Acre, de cada 100 mil mulheres, 12 podem contrair a doença. A vacina contra o HPV é disponibilizada gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde do SUS ou em escolas parceiras. Ela foi introduzida no calendário nacional de vacinação no ano passado para atender meninas de 11 a 13 anos de idade. Este ano, o Ministério da Saúde está priorizando a vacinação de crianças e adolescentes de 9 a 11 anos. As meninas e adolescentes com 12 e 13 anos, que ainda não tomaram a primeira ou a segunda dose, também devem procurar as unidades de saúde para atualizarem o cartão de vacinação. A criança ou a adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção. Quem recebeu a primeira dose deve receber agora a segunda dose, administrada seis meses depois da primeira, e a terceira, cinco anos após a primeira dose. A meta do Ministério da saúde é de que até o final do ano, 80% das meninas com idade entre 9 e 11 estejam vacinadas. Se você é mãe, pai ou responsável por menina nesta idade, leve-a a uma Unidade de Saúde e leve junto o cartão de vacinação. A vacina é o único meio de garantir a proteção contra o HPV pelo resto da vida. Obtenha mais informações sobre a vacina contra o câncer do colo do útero e o HPV em uma unidade de saúde mais próxima de sua casa e no portal do Ministério da Saúde na Internet, www.saude.gov.br/hpv.

 


TEC: Encerra trilha (BG).

Receba nossos conteúdos em primeira mão.