ABREU E LIMA (PE): Chuvas se aproximam e cuidados contra mosquito devem ser redobrados

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya é um problema em Abreu e Lima. Ele pode até está sumido por enquanto, mas o período de chuvas se aproxima e é importante que cada morador elimine os criadouros. E você pode começar olhando se há recipientes que acumulam água na sua própria casa. O diretor de vigilância em saúde de Abreu de Lima, Clodoaldo da Silva Borba, reforça que os cuidados devem ser dobrados antes que chuvas comecem. 

 

TEC/SONORA:  Clodoaldo da Silva Borba, diretor de vigilância em saúde de Abreu de Lima

 

“Qualquer chuva que cai é preocupante. E a tendência é que em dezembro até início de janeiro comece o aumento de casos das doenças que o mosquito transmite. Por isso é preocupante esse período.”

 

LOC: Se você agir dessa forma, o mosquito não vai ter vez. E todos esses cuidados são extremamente necessários. Até porque em Abreu e Lima são 1.125 casos suspeitos de dengue, e mais de 280 casos prováveis de Chikungunya. Quando você destrói os focos do mosquito transmissor está fazendo um bem para si e para a comunidade, como ressalta Clodoaldo.

 

TEC/SONORA:  Clodoaldo da Silva Borba, diretor de vigilância em saúde de Abreu de Lima

 

Cuide de si próprio, cuide da sua própria família, assim você estará cuidando dos outros. Se você toma conta da sua casa, você não está cuidando só de você. Está cuidando de um grupo de pessoas. As pessoas não têm ideia disso.”

 

LOC: Em Abreu e Lima, cerca de 37 agentes de endemias e mais de 130 agentes comunitários de saúde estão exterminando os criadouros do transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. A equipe também ensina a população a fazer o mesmo. Então abra as portas para esses agentes. Para saber mais acesse: saude.gov.br/combateaedes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.