Foto: Orlando Brito
Foto: Orlando Brito

Zé Rodrix e a “Casa no campo”

Dessa vez eu escolhi falar do Zé Rodrix, que foi um dos compositores brasileiros que mais marcaram as décadas de 1970, 1980

Salvar imagem

No podcast de hoje eu escolhi falar do Zé Rodrix, um dos compositores brasileiros que mais marcaram as décadas de 1970 e 1980. Ele faleceu em maio de 2009 e fez sucesso com canções inesquecíveis, era paulista de nascimento mas carioca de coração. Ele era também cantor, instrumentista, escritor e publicitário. E há compositores que têm a facilidade de construir músicas visuais, ou seja, aquelas que quando a gente ouve tem a sensação de enxergar tanto as melodias quanto as letras. 

Zé Rodrix, porém, talvez tenha feito a música que todo mundo transforma em imagem quando esta lhe bate nos ouvidos: “Casa no Campo”. Conta-se, aliás, que Rodrix a escreveu quando ia de automóvel na rodovia que liga Brasília a Goiânia, trecho com visual interiorano, e que espelha paz e recolhimento.

Há fotógrafos que, como eu, também se dedicam a fazer fotos sonoras, parodiando as músicas visuais. Não tenho, evidentemente, a pretensão de uma imagem minha virar música. Mas já tentei em três ocasiões dar face à bela canção de Rodrix, magistralmente cantada por Ellis Regina.

Eu quero uma casa no campo
Onde eu possa compor muitos rocks rurais
E tenha somente a certeza
Dos amigos do peito e nada mais..

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.