UBÁ (MG): Estudantes de medicina participam de visitas domiciliares, no município

Em Ubá, universitários do curso de medicina da Fagoc, Faculdade Governador Ozanam Coelho, participam das visitas domiciliares junto aos agentes comunitários no combate ao Aedes aegypti. As visitas com voluntários é uma ação da campanha “Dengue Aqui Não” Ok #Foradengue e acontece aos sábados em Ubá com objetivo de realizar as visitas nos domicílios que estavam fechados. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Em Ubá, universitários do curso de medicina da Fagoc, Faculdade Governador Ozanam Coelho, participam das visitas domiciliares junto aos agentes comunitários no combate ao Aedes aegypti. As visitas com voluntários é uma ação da campanha “Dengue Aqui Não” Ok #Foradengue e acontece aos sábados em Ubá com objetivo de realizar as visitas nos domicílios que estavam fechados. Cerca de 40 universitários já participaram da ação que é uma parceria da Faculdade de Ubá e a Prefeitura Municipal. A voluntária, Luana Lopes é estudante de medicina da Faculdade de Ubá e já participou da campanha de combate ao mosquito. Ela conta que as visitas ajudam a comunidade compreender que a colaboração de cada morador é importante no combate ao mosquito.
 
SONORA: voluntária, Luana Morelo Lopes
 
“Às vezes eles acham que a dengue não mata, não vê muito risco na dengue. Falamos bastante sobre a dengue e falamos bastante também do Zika vírus e Chikungunya, que é o que assusta mais, principalmente as gestantes. O que eu achei melhor foi isso, o contato que a gente pode ter direto com a comunidade. Eu gosto de estar sempre participando. Todos que eu posso ir, eu participo.”
 
REPÓRTER: A especialista em gestão da saúde da Prefeitura de Ubá e também professora do curso de medicina da Faculdade Fagoc, France Coelho, fez o convite aos estudantes e explica que,ao participar das vistorias domiciliares, os universitários têm vivência profissional e também de responsabilidade social.
 
SONORA: especialista em gestão da saúde da Prefeitura de Ubá e professora do curso de medicina da Faculdade Fagoc, France Coelho, France Araújo Coelho
 
“A importância seria a inserção do acadêmico no sistema de saúde como um todo, isso é muito importante para eles, e reconhecerem as atividades dos demais profissionais envolvidos. O acadêmico de medicina precisa conhecer o sistema que ele está inserido e também eles têm a ação de cidadão, de combater o vetor. Então nós fizemos uma ação de responsabilidade social.”
 
REPÓRTER: Em Ubá, a ação da campanha “Dengue Aqui Não” Ok #Foradengue acontece aos sábados no município e conta com cerca de 20 agentes comunitários de endemias. Até o momento, já foram notificados 2.782 casos suspeitos de dengue e 1.705 casos confirmados. O morador que quiser solicitar limpeza de casas fechadas ou terrenos baldios, pode entrar em contato na prefeitura municipal pelo número 3689 4707. Saiba mais sobre dengue, chikungunya e Zika na intenet, no endereço combateaedes.saude.gov.br
 

 

Reportagem, Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.