TURISMO: Mapa do Turismo começa a receber dados de regiões e municípios

Os gestores públicos deverão enviar as informações até 31 de julho

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: O Mapa do Turismo Brasileiro é uma ferramenta que serve para definir a estratégia de atuação do Ministério do Turismo. A cada dois anos ele precisa ser atualizado, respeitando o primeiro ano de mandato dos prefeitos municipais, dos governadores estaduais e do Distrito Federal. O período para que gestores públicos incluam as informações e os documentos de suas regiões e municípios no Sistema de Informações do Programa de Regionalização do Turismo vai até o dia 31 de julho. É de extrema importância que os gestores participem ativamente desta atualização, para que todos os destinos turísticos sejam identificados e possam, dessa maneira, ser beneficiados. É o que explica o ministro do Turismo, Marx Beltrão.

TEC./SONORA: Marx Beltrão, ministro do Turismo.

"Na última atualização o Brasil saiu de cerca de 3.300 municípios, que estavam no Mapa do Turismo Brasileiro, passando para cerca de 2.100 municípios. Esta redução faz com que, muitas vezes, os municípios não tenham condições de atuar na política do Turismo. Então pensando nos municípios, pensando nos entes federados, aqueles que querem fazer a política do Turismo, eles possam se atualizar e entrar no Mapa do Turismo. Se a gente tiver mais municípios trabalhando no Turismo, nós teremos, com certeza, mais força Brasil afora, para vários investimentos voltados para o Turismo."

LOC.: Para ser incluído no Mapa, a cidade precisa ter um órgão responsável pela pasta de turismo, encaminhar recursos financeiros para o setor na lei orçamentária anual vigente, apresentar o Termo de Compromisso assinado por Prefeito Municipal ou dirigente responsável pelo órgão e aderir ao Programa de Regionalização do Turismo e à Região Turística. Hoje em dia, o país conta com 2.175 municípios divididos em 291 regiões turísticas.

Reportagem, Cintia Moreira

Receba nossos conteúdos em primeira mão.