TERESINA (PI): Moradores se tornam palestrantes para falar da Dengue, Zika e Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Que o mosquito Aedes é muito perigoso todo mundo já sabe. Principalmente porque ele também pode transmitir Dengue, Zika e Chikungunya. Mas você sabia que você pode aprender ainda mais sobre esse mosquito e as infecções que ele transmite? Pois é, em Teresina, a Fundação Municipal de Saúde tem uma equipe para ensinar moradores a combater o mosquito e dar palestras sobre o assunto. O objetivo é multiplicar o número de combatentes do transmissor na cidade, ou seja, quem fez o curso de capacitação, orienta parentes, amigos e vizinhos a se prevenir. A Diretora Municipal de Vigilância em Saúde, Amariles Borba, explica o motivo dessa iniciativa. 

TEC/SONORA: Amariles Borba, Diretora Municipal de Vigilância em Saúde

“A equipe técnica da Fundação pensou que se a gente mostrasse mais algumas características da ecobiologia do mosquito as pessoas teriam uma atitude mais positiva. Com isso, em colaboração com a Funasa, implantamos o curso de palestrantes, que visa capacitar as pessoas a poder dar palestras aonde ela atua.”

LOC: O curso é composto pelas seguintes etapas: primeiro é feita a parte motivacional com a apresentação de vídeos e discussão sobre as viroses. Em seguida são mostradas as características do mosquito. Depois há a orientação sobre como identificar os sintomas das viroses transmitidas por ele, incluindo as complicações neurológicas. Logo após há uma amostra de lugares onde o mosquito pode estar e, por último, é feito um trabalho de campo, quando todo o grupo vai às ruas para poder identificar e eliminar criadouros. Iniciativas como essa podem evitar dramas como o da empresária Gerlane Leite, de 39 anos, que mora em Cabral e teve Chikungunya.

TEC/SONORA: Gerlane Leite, empresária

 “Eu trabalho por conta própria, eu tenho uma loja e eu não podia parar. Então eu tinha que ir trabalhar mesmo assim, doente. Às vezes eu só chegava um pouco mais tarde, ia embora um pouco mais cedo mas, assim, sofrendo muito. Eu não conseguia caminhar, eu ficava o tempo todo sentada.”

 

LOC: Até agora, mais de mil e 700 pessoas foram capacitadas a dar palestras em Teresina. Em toda a cidade, cerca de mil e 80 pessoas tiveram Dengue. Se você conhece algum lugar que possa ser criadouro do mosquito ligue no 0800- 2860007. Para saber mais acesse: saude.gov.br/combateaedes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.