Últimas notícias
Data de publicação: 11 de Abril de 2022, 00:25h, atualizado em 10 de Abril de 2022, 12:42h
LOC.: O mês de abril deve continuar chuvoso na região centro-norte do Brasil. Já as temperaturas, começam a cair, principalmente no Sul do país, por influência do fenômeno La Niña.
Segundo o meteorologista Mamedes Luiz Melo, o mês de abril é considerado um período de transição entre o outono e o inverno.
TEC/SONORA: Mamedes Luiz Melo - meteorologista
"Como estamos ainda com atuação no La Niña, ele deve enfraquecer somente na segunda quinzena, então esse cenário deve ficar parecido com o de março, ou seja, chuva, a gente espera no centro-norte do Brasil. Chuvas em torno da média ou acima da média."
LOC: As chuvas foram um dos principais destaques do mês de março. De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia, os maiores acumulados foram registrados nas regiões Norte, Sul e áreas do Centro-Oeste.
Já a região de Minas Gerais, em especial a capital Belo Horizonte, registrou o 2º março mais seco em 112 anos, fechando o mês com um índice 95% menor do que a média histórica.
Essa seca deve atingir, durante o mês de abril, a Região Sul.
TEC/SONORA: Mamedes Luiz Melo - meteorologista
"O que vem ocorrendo é que está sendo muito mal distribuída no tempo e no espaço. Mas, no somatório final, essa chuva fica abaixo da média, especialmente em grande parte do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e do Paraná"
LOC: O frio pode chegar com intensidade mais para o final de abril, por conta da ação do La Niña. As baixas temperaturas se espalham pelo centro-sul do Brasil, podendo atingir São Paulo, Minas Gerais e as áreas que têm plantação de café.
Reportagem, Rafaela Soares.