TELEFONIA CELULAR: Senado aprova fim da cobrança de roaming

A cobrança não será efetuada quando o usuário usar seu celular  em outra localidade em que sua operadora atua

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: O Senado aprovou, na tarde da última quarta-feira, o fim da cobrança de roaming em ligações de celular. De acordo com o projeto de lei, as operadoras não vão poder mais cobrar pelo serviço adicional por ligações feitas ou recebidas em redes pertencentes à mesma empresa de telefonia, ainda que as chamadas ocorram em áreas diferentes de onde a linha foi habilitada. Com o parecer favorável da Comissão de Serviços de Infraestrutura, a proposta é do senador Walter Pinheiro  do PT da Bahia. Para o relator, o setor de telefonia ainda precisa se aperfeiçoar. Para o parlamentar, o fim da cobrança do roaming é mais um passo para garantir preço justo ao consumidor

 

SONORA: senador Walter Pinheiro do PT da Bahia

 “Nós temos ainda, aqui no Brasil o minuto de celular um dos mais caros do mundo, principalmente para a maior camada que utiliza o celular. O Brasil tem mais de 270 milhões de celulares, desses 80% são pré-pagos, portanto o pré-pago ainda é o minuto mais caro.”

REPÓRTER: Caso o projeto seja aprovado pelo Congresso Nacional, as prestadoras que cobrarem pelo roaming vão estar sujeitas à punições como advertência, multa, suspensão temporária e até mesmo extinção da concessão de telefonia, tudo de acordo com a Lei Geral das Telecomunicações. O projeto de lei que prevê o fim da cobrança de roaming pelas operadoras de telefonia celular segue, agora, para análise da Câmara dos Deputados.


Com informações da Rádio Senado, reportagem, Vânia Almeida

Receba nossos conteúdos em primeira mão.