SAÚDE: Um centímetro de abertura pode transformar sua caixa d'água em maternidade de mosquitos

A caixa d’água é um ambiente que tem que ser preservado, limpo, feita a sua manutenção e observado

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A caixa d’água é um reservatório importantíssimo, utilizado por mais de 90 por cento da população brasileira. Então, como fazer com que a caixa d’água não se transforme num criadouro do mosquito que transmite Dengue, Chikungunya e Zika? Quem responde é Divino Valero, diretor de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do Distrito Federal.

TEC/SONORA: Divino Valero, diretor de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde

“Lembrando que basta um centímetro de abertura para você transformar a sua caixa d’água em uma maternidade de mosquitos. A caixa d’água é um ambiente que tem que ser preservado, limpo, feita a sua manutenção e observado. Temos este dever diário, de observar e cobrir a caixa com tampa adequada e não provisória, como vemos nas inspeções de campo. Muitas vezes, os moradores botam uma folha de madeirite ou um pedaço de telha – naquela telha tem uma ondulação. Então é tampar, devidamente, com a tampa da originária de fábrica. E caso, ao longo do tempo, esta caixa empenar, a tampa pode empenar. Pode sofrer um rompimento, uma quebradura de um lado. O ideal é você trocar por outra tampa nova.”

LOC: Todos precisam combater o mosquito que transmite Dengue, Chikungunya e Zika. Fique atento aos locais e objetos que podem acumular água em sua casa. Para saber mais sobre as doenças e formas de combate, acesse o site saude.gov.br/combateaedes.
Ministério da Saúde, Governo Federal.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.