REPÓRTER: A febre amarela continua sendo um importante problema de saúde pública no Brasil. O alto número de pessoas contaminadas pela doença em diversos municípios fizeram o governo de Minas Gerais decretar Situação de Emergência no estado.
A vacina contra a febre amarela é gratuita faz parte do Calendário Nacional de Vacinação, é indicada principalmente para as pessoas que vivem próximas às áreas rurais da cidade, consideradas regiões endêmicas porque é onde circulam os mosquitos silvestres, conforme explica o especialista em estudos clínicos com vacinas, o médico Reinaldo de Menezes Martins, que também é Consultor Científico da Bio-manguinhos, unidade da FIOCRUZ no Rio de Janeiro, responsável pela produção de vacinas.
TEC/SONORA: Reinaldo de Menezes Martins – Consultor Científico Bio-manguinhos -RJ
“Nessas áreas endêmicas, quer dizer, de maior risco de febre amarela, todas as pessoas devem vacinar, exceto aquelas que contém contra-indicação. Também as pessoas que são viajantes pra essas áreas também precisam se vacinar pelo menos 10 dias antes de viajar. Dez dias que é pra dar tempo da vacina proteger.” (00:23)
REPÓRTER: A vacina é recomendada a partir dos 9 meses de idade e aos 4 anos é dado um reforço. Em casos de surtos da doença a primeira dose pode ser dada aos 6 meses. Para a população em geral são recomendadas duas doses com intervalo de dez anos entre elas, conforme explica o especialista em estudos clínicos com vacinas, Reinaldo Martins:
TEC/SONORA: Reinaldo de Menezes Martins – Consultor Científico Bio-manguinhos -RJ
“A vacina de febre amarela dá uma imunidade muito boa e duradoura, então a Organização Mundial de Saúde decidiu afirmar que para a vacina de febre amarela uma dose só é suficiente, mas nós no Brasil temos alguns dados que não dão segurança para uma dose durar a vida inteira, então o Brasil continua recomendando duas doses. (00:28)
LOC:
E quais as contra-indicações, quem não pode tomar a vacina contra febre amarela? O médico Reinaldo Martins, especialista em estudos clínicos com vacinas e consultor científico do Bio-manguinhos explica:
TEC/SONORA: Reinaldo de Menezes Martins – Consultor Científico Bio-manguinhos -RJ
“Crianças de menos de seis meses está contra-indicado. Pessoas que tenham imunodeficiência, que estejam em tratamento de câncer, que sejam infectadas pelo HIV e estejam com o sistema imunológico comprometido./// Situações de imunodeficiência , também pessoas com reação anafilática. Reação anafilática é uma reação alérgica grave.” (00:33)
REPÓRTER: No grupo de pessoas com possíveis reações anafiláticas estão aquelas com alergias à ovo de galinha ou gelatina-que estão na composição da vacina. Também é não é recomendada para idosos com mais de 60 anos, mulheres grávidas ou que amamentam.
De um modo geral a vacina contra a febre amarela é segura e não causa reações para a população.
Ela está disponível nos postos de saúde.
Para mais informações consulte o site do Ministerio da Saúde: saúde.gov.br