SAÚDE: Planos vão ter que cobrir exame para detecção de Zika

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A partir do dia seis de julho, os planos de saúde vão ser obrigados a cobrir exames para a detecção do vírus Zika. A medida é uma determinação da Agência Nacional de Saúde Complementar, a ANS, e já foi publicada no Diário Oficial da União.
 
De acordo com a resolução, os planos de saúde devem autorizar três tipos diferentes de exames: o teste de Zika por PCR, IgM e IgC.
 
O PCR é um teste de biologia molecular que amplia o material genético do vírus para que seja possível identificar se ele está no organismo do paciente. Apesar de ser um teste preciso, ele só é capaz de identificar o vírus até cinco dias depois do aparecimento dos sintomas.
 
Já os testes IgM e IgC são sorológicos, o que significa que eles identificam se o organismo do paciente produziu algum anticorpo para tentar combater a infecção causada pelo vírus.
 
É importante lembrar que o Zika é transmitido pela picada do Aedes aegypti, que também é responsável pela dengue e pela febre chikungunya. Por isso, o jeito mais fácil de se prevenir contra a doença, é não deixar água parada em vasos de flores, garrafas, pneus e outros lugares que acumulam água. Para saber mais, acesse o site: combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Bruna Goularte

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.