SAÚDE DA CRIANÇA: Ministério da Saúde anuncia R$ 4 milhões de reais para diminuir a mortalidade infantil

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A semana mundial de amamentação é comemorada entre o dia primeiro e sete de agosto, em mais de 170 países. Por isso, nesta sexta-feira (04), o Ministério da Saúde divulgou a Campanha Nacional de Aleitamento Materno deste ano, que tem o slogan “Amamentar: ninguém pode fazer por você. Todos podem fazer junto com você”. O objetivo é fortalecer a participação da família e de toda a sociedade para garantir a alimentação de recém-nascidos exclusivamente com leite materno até os seis meses de vida. Durante o lançamento da campanha, o ministro da Saúde, Ricardo Barros, assinou a habilitação de 28 instituições na Iniciativa Hospital Amigo da Criança, por todo o país.

 

SONORA: ministro da Saúde, Ricardo Barros.

“Quanto mais tempo as crianças são amamentadas pela mãe, mais elas adquirem resistência às doenças, anticorpos, melhoram a sua relação afetiva com as mães. E estamos, hoje, credenciando 28 hospitais considerados amigos da criança e eles receberão um plus de recursos na ordem de quatro milhões de reais por ano para esses hospitais credenciados”.

 

REPÓRTER: A medida pretende diminuir a mortalidade infantil, estimulando a prática da amamentação, além de mobilizar e capacitar profissionais de saúde na atenção ao aleitamento materno, buscando evitar o desmame precoce. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a alimentação exclusiva por leite materno é  capaz de reduzir em 13% a mortalidade por causas que podem ser prevenidas em crianças menores de cinco anos. Para mais informações acesse o portal www.saude.gov.br.

 

Reportagem, Janary Damacena.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.