SAÚDE: Chikungunya preocupa autoridades de saúde em municípios do leste de Sergipe

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: A Chikungunya se tornou uma preocupação para os municípios do Leste sergipano. Na microrregião de Aracaju, por exemplo, Laranjeiras registrou onze casos confirmados da doença, de 2016 até agora. Outro município próximo que também sofreu com muitos casos da virose foi Barra dos Coqueiros, com 114 casos confirmados em 2016. Andreia Santos foi uma das vítimas. Ela é auxiliar de serviços gerais e tem 24 anos. Andreia teve Chikungunya, mas alerta a população para as outras doenças que o mosquito transmite.

TEC./SONORA: Andreia Santos, auxiliar de serviços gerais
“Além da Chikungunya, tem a Dengue e a Zika. Os sintomas deles são muito parecidos. É muito doloroso, os sintomas são horríveis. E se pudermos evitar, é melhor. É melhor prevenir do que remediar.”

LOC.: Quem também deve ficar atento são os moradores de Itaporanga d'Ajuda que, do ano passado até agora, confirmou 31 casos da doença. A Chikungunya também está presente em Aracaju que, este ano, já confirmou dois casos da virose. Sem contar as mais de mil pessoas infectadas em 2016 na capital. E a população precisa combater o mosquito porque aChikungunya pode deixar sequelas por um bom tempo, como explica a coordenadora do programa de controle do mosquito, de Aracaju, Taise Cavalcante.

TEC./SONORA: Taise Cavalcante, coordenadora do programa municipal de controle do mosquito
“Nós temos pacientes que vão completar dois anos que têm dores nas articulações, e que continuam, de tempos em tempos, tendo dores articulares. É uma condição que a própria Chikungunya traz, como doença. E eles vão precisar de tratamento prolongado.”

LOC.: Em Sergipe, do ano passado até janeiro deste ano, mais de seis mil pessoas tiveram Chikungunya. Durante o mesmo período, em todo o estado, a Dengue foi responsável por mais de 1800 casos confirmados. Já o Zika, por 30 casos. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.