SAÚDE: Brasil tem tempo suficiente para combater Aedes e dar segurança aos Jogos Olímpicos, afirma diretora da OMS

Margaret Chan chegou ao Brasil nesta terça-feira. A líder da OMS seguiu Recife acompanhada do Ministro da Saúde. Na capital de Pernambuco, estado com maior número de casos de microcefalia

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A diretora-geral da Organização Mundial da Saúde, Margaret Chan, chegou ao Brasil na tarde desta terça-feira para acompanhar e propor ações contra a epidemia do vírus Zika no país. Depois de reunião com a presidenta Dilma Rousseff, em Brasília, Margaret Chan disse que está impressionada com o empenho do Governo Brasileiro para tentar combater o mosquito Aedes aegypti e as doenças transmitidas por ele, como a Dengue, o Zika e o Chikungunya
 
SONORA: Margaret Chan, diretora-geral da Organização Mundial de Saúde (OMS)
 
“Eu afirmo a vocês que eu nunca tinha visto antes um envolvimento, uma liderança tão forte de um presidente para com um problema como esse. Tanto com relação à velocidade de suas ações, como também com a seriedade e com o amplo espectro e com a escala do seu envolvimento.”
 
REPÓRTER: A diretora-geral da OMS disse que o Brasil tem tempo suficiente para combater o mosquito Aedes aegypti e dar segurança aos turistas e aos atletas que vão visitar o país durante os Jogos Olímpicos, em agosto deste ano.
 
O ministro da Saúde, Marcelo Castro, que também recebeu a dirigente da OMS, disse que o Governo espera que o encontro com Margaret Chan resulte em parcerias para o combate ao Aedes aegypti. Marcelo Castro também falou sobre a última fase da pesquisa clínica para a elaboração da vacina contra a dengue.
 
SONORA: Marcelo Castro, Ministro da Saúde
 
Nós estamos abrindo todos os nossos dados, desde o primeiro instante o Brasil tem sido o mais transparente possível. Estamos estabelecendo parcerias. É um dos motivos pelos quais a doutora Margaret Chan está aqui. Nós queremos que ela também nos ajude a estabelecer novas parcerias. Ontem nos estivemos em São Paulo a primeira aplicação do teste da fase 3 da vacina da Dengue. E nós estamos seguros que essa vacina da dengue poderá ser um acontecimento muito importante para o Brasil e para a saúde pública da humanidade.”
 
REPÓRTER: A diretora-geral da OMS visita o país a convite do Governo Federal. Após os encontros dessa terça-feira, Margaret Chan segue para Recife acompanhada do Ministro da Saúde, e outros representantes da pasta. Na capital de Pernambuco, estado com maior número de casos de microcefalia, a líder da OMS vai visitar o Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira, o Imip. A instituição é um centro de pesquisa clínica referência no estado para atendimento a gestantes com Zika e bebês nascidos com microcefalia.
 
De acordo com o boletim divulgado nesta terça-feira, pelo Ministério da Saúde, em todo o Brasil, 4.107 casos notificados como microcefalia estão sendo investigados. Até agora, foram confirmados 583 casos de microcefalia e outras alterações do sistema nervoso, sugestivos de infecção congênita em recém nascidos.

 

Reportagem, João Paulo Machado 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.