SAÚDE: Atenção aos locais escondidos faz a diferença na prevenção ao mosquito da Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O mosquito que transmite Dengue, Zika e Chikungunya se reproduz com facilidade onde há água limpa e parada. E ele não precisa de muito espaço para isso. Uma simples tampinha de refrigerante, esquecida no quintal de casa,  acumulando água da chuva, já é suficiente para a fêmea depositar os ovos. Na hora da prevenção ao mosquito, é preciso atenção a locais escondidos, como as calhas, por exemplo. Verifique sempre se elas estão juntando folhas de árvores que impeçam o escoamento da água da chuva. Se você armazena água em casa, também precisa se preocupar. Como lembra o Diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Eduardo Hage.
 
TEC/SONORA: Eduardo Hage, Diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde
“É fundamental, especialmente nos domicílios que não têm oferta de água todos os dias, em que essa oferta é intermitente, a tendência, óbvio, é que as pessoas armazenem água. Mas é fundamental que se cubra esse recipiente, tanque, qualquer recipiente que vai armazenar água para o seu próprio consumo.”

LOC: Eduardo Hage lembra que, em boa parte, o combate ao mosquito está nas mãos da própria população.
 
TEC/SONORA: Eduardo Hage, Diretor do Departamento de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde
“Em domicílio, somente a população pode virar o jogo. Não há como o órgão, qualquer que seja, governamental, assumir a responsabilidade dentro do domicílio. A responsabilidade do órgão governamental é apoiar, dar os instrumentos necessários para a população. Primeiro, ela entender como se dá a transmissão, qual a importância do criadouro, que medidas devem ser feitas para não ter criadouro dentro de casa, e em alguma situações usar adequadamente larvicida ou inseticida.”

 

LOC: Não é difícil combater o mosquito transmissor da Dengue,  Zika e  Chikungunya. Reserve quinze minutos por semana para verificar se na sua casa existem possíveis focos. Permita também a entrada do agente de saúde. Ele vai ajudar você a evitar focos do mosquito. Para mais informações, acesse saude.gov.br/combateaedes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.